270 mil pessoas devem passar pelo aeroporto durante o mês da Olimpíada, em Manaus

Por Isabelle Marques


Manaus – Durante o mês em que acontecem os jogos olímpicos, o fluxo de pessoas no Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus deve aumentar em mais de 30 mil pessoas. De acordo com o superintendente do Aeroporto, Usiel Vieira, aproximadamente 270 mil pessoas devem desembarcam na capital em agosto. O número representa um aumento em comparação com a média de fluxo de 236,6 mil por mês no primeiro semestre deste ano, segundo dados da Infraero.

O superintendente explica que a quantidade de passageiros é 20% maior do que a cidade recebeu no mês de agosto do ano passado.

“Normalmente, a média é de 7 mil passageiros que chegam e partem por dia. Já na época dos jogos, a gente espera um movimentação média de 8,5 mil passageiros por dia. Sendo que no dia dos jogos pode chegar até 11 mil passageiros por dia”, contou.

Ainda de acordo com o superintendente, dos 70 mil passageiros, 5% são estrangeiros, o equivalente a 13,5 mil pessoas.

Para atender aos passageiros, Vieira explica que a preparação contou com um Plano de Contingência. “São ações com diversas atividades entre elas, simulações para avaliar o serviço e melhorar a fluidez. O efetivo é reforçado, os briefings que são feitos diariamente com as empresas aéreas e com os órgãos públicos são realizados duas hora antes da chegada das delegações”, disse.

Simulação

Durante a manhã desta sexta-feira (29), uma simulação em caso de bomba aconteceu no saguão de desembarque internacional do aeroporto. O superintendente explica que a ação interditou a área das 9h às 12h.

“O simulado era que alguém deixou uma mochila no saguão do aeroporto e que também, durante uma vistoria de rotina, se identificou uma mochila abandonada que foi informada ao Centro de Monitoramento de Segurança. Isolamos a parte inferior do saguão do lado esquerdo e foi acionado o grupo antibomba da PF, daí desencadeou todas as atividades”, explicou.

Na ação, que durou quatro horas, participaram a Infraero, Polícia Federal, Bombeiros e Exército, além de órgãos de segurança de Manaus. O explosivo foi desativado por volta das 11h e a área liberada por volta de 12h20. Sobre o resultado do simulado, Vieira afirmou que ainda será feito o balanço.

O superintendente ainda orienta aos que trafegam no aeroporto a não abandonarem as malas em nenhuma parte do saguão. “Ainda se por ventura o passageiro identificar uma bagagem abandonada no saguão do aeroporto, informe para qualquer agente credenciado no local, seja balcão de informações, funcionário da Infraero ou policial militar. Vamos estar tomando as providencias”, disse.

Diante da frequente suspeita de ameça de bomba na cidade nos últimos meses, Vieira afirma que o aeroporto está preparado para a situação.