Amazonense desbrava a terra da rainha

A jornalista Camila Baranda criou o canal ‘Olha Isso Mundo’, com o objetivo de mostrar curiosidades sobre a Inglaterra e contar um pouco mais sobre seu cotidiano e sua adaptação no local

Bruno Mazieri / portal@d24am.com

Foto: Divulgação

Manaus – Quando a jornalista amazonense Camila Baranda decidiu deixar Manaus rumo a Londres, ela levou consigo algo que já nasce com todo e qualquer profissional do ramo: a curiosidade e, claro, a vontade de se comunicar. E, para dar vazão ao chamado ‘dom’, criou o canal ‘Olha Isso Mundo’, no YouTube, onde mostra, de forma regular e bem humorada, curiosidades da terra da rainha Elizabeth e como está sendo seu processo de adaptação.

“Mudei porque meu marido já morava na Inglaterra e, também, porque, desde que visitei o lugar pela primeira vez, me apaixonei por tudo. O processo de adaptação não foi e nem está sendo fácil, ainda tem muita coisa que estou aprendendo. Um novo país, nova língua, nova vida social e novo trabalho. Cada experiência, por menor que seja, parece ser a mais difícil de todas. Desde ir ao supermercado até refazer teste de direção, tive que reaprender as coisas que, para mim, eram simples”, explica Camila.

A ideia do canal, segundo a jornalista, surgiu em meados de 2014, quando passou seis meses em Londres. “Vim para fazer cursos de jornalismo e, como não trabalhava, resolvi juntar a produção de vídeos com a minha vontade de explorar Londres. A cada semana, pautava um tema, pesquisava como chegar aos locais, quais eram as opções mais baratas de transporte, que tipo de atrações (baratas ou de graça) eu poderia ver nesse lugar e ia”, conta ela.

Nessa primeira fase, foram produzidos 11 vídeos. De volta ao Brasil, para finalizar os últimos detalhes de sua mudança, o projeto ficou adormecido. Ao retornar para a Inglaterra, Camila passou um ano para ‘despertar’ as gravações. “Não queria mais passar aquela visão de turista e, sim, de alguém que já mora aqui e já pode dar umas dicas baseadas em vivências. Resolvi voltar porque queria compartilhar como esse processo de adaptação é complexo. Agora, são vlogs (abreviatura de vídeo e blog) mais gerais, que podem abranger qualquer lugar da Inglaterra ou Europa”, informa.

 

Produção

Por se tratar de um projeto ainda pequeno — como ela mesma ressalta —, Camila é quem produz os vídeos, à medida em que as coisas vão acontecendo em sua vida. Nas últimas férias, por exemplo, a jornalista fez uma viagem pelo litoral sudoeste e conheceu várias cidades que renderam cinco vídeos. Já para a próxima semana, ela está de malas prontas para um casamento na Toscana (Itália), o que, certamente, renderá novos vlogs.

“O feedback tem sido positivo e percebo que, quanto mais mostro locais ou detalhes da cultura inglesa que não são tão famosos, mais as pessoas acham interessante e mandam mensagens perguntando como é morar aqui. Recebo, ainda, muita gente se identificando e contando suas experiências parecidas”, revela.

Para o futuro, Camila pretende manter as postagens semanais e caprichar ainda mais na produção, com melhoria na qualidade das imagens e também na edição. “A partir do segundo semestre, quero apresentar vídeos em lugares diferentes da Inglaterra e, também, de outros países. Quero compartilhar mais sobre a experiência de viver fora, como é lidar com a falta da família, amigos, das coisas do Brasil. E, também, ‘desromantizar’ essa ideia de que ‘moro no exterior e é tudo maravilhoso’. Existem coisas maravilhosas, mas, como tudo nessa vida, têm as partes complicadas que nem sempre as pessoas sabem que existem”, finaliza.

Para saber mais do ‘Olha Isso Mundo’, basta procurar nas redes sociais: Facebook (facebook.com/olhaissomundo), Instagram (@olhaissomundo) e YouTube (youtube.com/user/olhaissovlog).