Amazonenses se destacam em atividades físicas

Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontou que, no Amazonas, 32,2% da população de 15 anos ou mais de idade praticou algum esporte, sendo esta a maior taxa do Brasil

Girlene Medeiros / portal@d24am.com

Foto: Divulgação

Manaus – Os amazonenses são os brasileiros que, proporcionalmente, mais praticam atividades físicas e esportes. O dado é da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2015, divulgada, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa do IBGE também aponta que o amazonense está entre aqueles que mais pedem investimento do poder público na criação de espaços para prática esportiva nos bairros.

O IBGE informou que a PNAD investigou moradores do Amazonas com 15 anos ou mais de idade, entre 27 de setembro de 2014 e 26 de setembro de 2015. Uma das amazonenses interessadas em atividades físicas é a jornalista Ana Graziela Maia, 30, que passou a participar de corridas há quatro anos. Ela afirmou que ganhou um kit para uma corrida de 5 km, na Ponta Negra, em Manaus, de uma amiga.

O interesse aumentou pela corrida e a última competição foi a Maratona Internacional de São Paulo, no último dia 9 de abril, com 42 km. “Tenho muito orgulho de completar essas provas. Fora a disposição e saúde que melhoraram muito”, afirmou a jornalista, acrescentando que pretende continuar  participando de corridas.

O IBGE informou que a PNAD 2015 não diferenciou esporte de demais atividades físicas. A pesquisa apontou que, no Amazonas, 32,2% da população de 15 anos ou mais de idade praticou algum esporte, sendo esta a maior taxa do Brasil. A PNAD 2015 apontou que, dos 1.397 homens amazonenses de 15 anos ou mais de idade, 587 mil admitiram ter praticado algum esporte. Já entre as 1.413 mulheres, 317 mil informaram ter praticado algum esporte.

No Amazonas, segundo a pesquisa, 76,9% da população investigada opinou que o poder público deveria investir em esporte ou atividade física na vizinhança em que reside. De acordo com a PNAD 2015, a população amazonense está entre as seis que querem mais investimento dos governos no esporte ou nas atividades físicas próximos de suas casas, indicando que a população de praticantes poderia ser maior se houvesse mais ambientes para as práticas.

 

Academia ao ar livre

Ontem, a Prefeitura de Manaus entregou mais uma academia ao ar livre. Desta vez, segundo a Prefeitura, na Rua Perimetral, no conjunto Castanheira, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste. A obra foi construída pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), por meio de uma emenda parlamentar proposta pela vereadora Professora Jaqueline. Com essa, somam 37 o número de academias ao ar livre instaladas em toda a cidade.