Amizade revisitada em fotografias

Por Tiago Melo


Manaus – Falecido no início deste ano, o fotógrafo e professor Afrânio Ribeiro ganhará, na sexta-feira, 19, a partir das 17h, uma homenagem póstuma de seus amigos, na galeria de artes do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu). A data, segundo uma das organizadoras do evento, a fotógrafa Selma Maia, não poderia ser mais especial. “No dia, também estaremos comemorando o Dia Mundial da Fotografia”, afirmou.

Segundo ela, a homenagem contará com a participação de fotógrafos e amigos de Afrânio, como Gideon Santos, Carlos Navarro, Alexandre Fonseca e Marcus Melo. “Ao todo, mais de 50 pessoas, incluindo eu, devem prestar suas homenagens ao nosso querido Afrânio”, comentou Selma.

“Vamos fazer uma exibição de fotos nossas, em diversos momentos memoráveis ao lado do Afrânio, e contar um pouco dessas histórias”, complementou ela, destacando que o convite foi feito aos fotógrafos com antecedência, por meio das redes sociais Facebook e Instagram. ”O evento, contudo, é aberto ao público em geral e tem entrada franca”, disse ela.

De acordo Selma, o envolvimento de Afrânio com essa arte é o que deixa ainda mais saudosos amigos, admiradores e aprendizes. “O Afrânio conquistou muita gente. Além de se dedicar à profissão de fotógrafo, ele também dava aulas, ou seja, ele respirava fotografia. Uma de suas características mais lindas é que ele, com todo seu conhecimento, não hesitava em passá-lo adiante, em ensinar e estimular os mais novos”, destacou ela.

Para a organizadora do evento, a homenagem será especial por conta do Dia Mundial da Fotografia, mas isso, segundo ela, não significa que Afrânio não seja lembrado em outras ocasiões. “Sempre sentimos a perda, de não tê-lo fisicamente conosco nas saídas em grupo, mas, também, o lembramos com alegria e o homenageamos da melhor forma possível: fotografando”, concluiu.