Artista plástico Moacir Andrade morre aos 89 anos em Manaus

Manaus – O artista plástico Moacir Andrade morreu na tarde desta quarta-feira (27), na capital, aos 89 anos. De acordo com informações da Academia Amazonense de Letras (AAL), Andrade, que já estava com 89 anos, não resistiu a um procedimento cirúrgico para retirar um tumor.

De acordo com a presidente da AAL, Rosa Britto, o artista plástico estava internado desde domingo para tratar o tumor e teve quadro estável na segunda e terça-feira.

Ainda de acordo com a Academia, o velório do artista plástico deverá ocorrer às 19h30 na sede AAL, localizada na Rua Ramos Ferreira, no Centro de Manaus.

Em nota de pesar, governo do Estado ressaltou trajetória do artista plástico . “Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da região amazônica, com destaque para telas pintadas em mais de 70 países, onde sua arte foi difundida, e um grande incentivador da pinacoteca da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)”, afirmou Governo do Estado na nota.

Leia a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que o Governo do Amazonas lamenta o falecimento do artista plástico amazonense, Moacir Andrade, aos 89 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 27 de julho. Moacir Andrade estava internado desde o último sábado (23), no hospital Unimed, onde fez uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno das vias biliares, mas apresentou complicações no pós-operatório.

Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da região amazônica, com destaque para telas pintadas em mais de 70 países, onde sua arte foi difundida, e um grande incentivador da pinacoteca da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O velório do artista plástico será na Academia Amazonense de Letras (AAL), no Centro de Manaus, do qual era membro desde 2010.