Bois se despedem de Manaus com grandes festas, neste fim de semana

Neste sábado, o Boi Caprichoso encerra temporada na capital com o ‘Boi de Rua’. No domingo, 24, é a vez do Garantido tomar as principais avenidas de Manaus

Da Redação

Manaus – Assim como diversos manauaras, os bois Caprichoso e Garantindo começam a se despedir da capital amazonense, neste final de semana, rumo a Parintins. Neste sábado (23), o Boi da Francesa encerra a sua temporada, na cidade, com o tradicional ‘Boi de Rua’. Já no domingo (24), é a vez do representante da Baixa do São José tomar as avenidas de Manaus, com sua carreata vermelha e branca.

Eventos deste final de semana servem como esquenta para o Festival Folclórico de Parintins (Foto: Divulgação e Eduardo Cavalcante)

O ‘Boi de Rua’ está agendado para começar a sua concentração, a partir das 15h, na Praça Heliodoro Balbi (Avenida 7 de Setembro, Centro). Às 18h, os torcedores do Caprichoso partirão, atrás de um trio elétrico, até a Rua 10 de Julho, no Largo São Sebastião.

Além do bumbá azul e branco, o evento terá como atração, também, Paulinho Viana, Renato Freitas, Junior Paulain, Marujada de Guerra, Corpo de Dança Caprichoso (CDC) e as torcidas Força Azul e Branca (FAB) e Raça Azul.

A organização do ‘Boi de Rua’ promete um ambiente agradável e seguro para o público curtir as principais toadas do Caprichoso. O espaço contará com banheiros, venda de bebidas e grades de proteção, além de uma equipe de segurança para acompanhar a festa.

Para o presidente do Movimento Marujada, Carlos Nery, este evento surge para encerrar uma temporada de sucesso, em Manaus. “Foi um ano onde torcedores voltaram a frequentar mais os eventos de Boi, em Manaus”, destacou o presidente.

Festa vermelha

O Movimento Amigos do Garantido (MAG) encerrará a temporada, na capital amazonense, no domingo, 24, com a sua tradicional carreata vermelha. A concentração dos torcedores está marcada para começar, às 12h, na Avenida do Samba (Avenida Pedro Teixeira), em frente aos barracões das agremiações de Manaus.

A partir das 15h, o grupo segue rumo ao anfiteatro da Ponta Negra e, de lá, à Praça Heliodoro Balbi (Avenida 7 de Setembro, Centro). A partir deste ponto, os torcedores caminham em passeata, acompanhando um trio elétrico, até a Avenida Eduardo Ribeiro, ao lado do Teatro Amazonas. No local, acontecerá um show com o levantador Leonardo Castelo e diversos convidados.

De acordo com Izoney Tomé, presidente do MAG, a edição deste ano da carreata promete superar as anteriores. “Inovamos no local e formato. (…) Saímos com a sensação de dever cumprido”, pontuou.

Ação solidária

Izoney Tomé aproveitou para convidar os torcedores do Boi Garantido a doarem descartáveis – que serão utilizados nos festejos de Nossa Senhora do Carmo, a padroeira de Parintins, após o Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana.

“Na carreata e encerramento dos eventos, na Praça Heliodoro Balbi, estaremos recebendo doações de pratos, colheres, garfos e copos, que serão destinados à festa da Santa. Agradecemos, antecipadamente, o apoio de todos”, finalizou.