Caprichoso leva sabedoria popular, cultura e folclore ao Teatro Amazonas

O espetáculo contou com mais de 200 pessoas envolvidas direta e indiretamente, entre produtores, artistas, itens oficiais, figurinistas e bailarinos

Da Redação / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Na noite do último sábado (31), o Teatro Amazonas, mais precisamente o seu palco, serviu de cenário para parte da gravação do DVD 2018 do boi-bumbá Caprichoso intitulado ‘Sabedoria Popular – Uma Revolução Ancestral’, tema que será apresentado nas três noites do 53º Festival Folclórico de Parintins.

Com casa cheia, os torcedores do bumbá acompanharam cada detalhe do registro que teve a assinatura do pesquisador e teatrólogo Márcio Braz, responsável pela direção artística do DVD, junto aos conselheiros de arte Chico Cardoso, Jair Almeida e Zandonaide Bastos. Na direção geral, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, o vice-presidente, Jender Lobato e o coordenador do Conselho de Arte, Ericky Nakanome.

O boi Caprichoso gravou DVD, no Teatro Amazonas, no último sábado (31) (Foto: Divulgação/Nathalie Brasil)

Depois de materializar o Teatro Amazonas em inúmeras apresentações na arena do Bumbódromo de Parintins, foi a vez do bumbá marcar o solo sagrado do templo da cultura amazonense, em uma noite  que não será esquecida por quem teve a oportunidade de presenciá-la. Junto ao elenco de itens oficiais do azul e branco, fizeram parte da apresentação cinco grupos coreográficos: Corpo de Dança Caprichoso (CDC), Troup Caprichoso, Grupo Caxemira, Cia de Dança Arte Sem Fronteira e Balé Folclórico do Amazonas. As torcidas oficiais Raça Azul e Força Azul e Branca (FAB) também marcaram presença.

“Meu sentimento e o de todos os envolvidos neste trabalho é de dever cumprido. Foi um espetáculo formidável e a maior recompensa é ver o sorriso e a alegria da nação azulada. Fazer o torcedor feliz é nossa maior missão. Só tenho a agradecer a toda a equipe, pois tudo isso é fruto da nossa união e objetivo em comum, que é o bicampeonato do Caprichoso”, disse o presidente Babá Tupinambá.

Detalhes

O espetáculo contou com mais de 200 pessoas envolvidas direta e indiretamente, entre produtores, artistas, itens oficiais, figurinistas e bailarinos. Os figurinos foram, em parte, confeccionados em Parintins, trazendo uma mistura de elementos folclóricos, tribais e afros. Outras indumentárias foram cedidas pela Central Técnica de Produção do Teatro Amazonas (CTP).

Uma iluminação cênica especial, com uso de luzes de ribalta, tradicionais no teatro, moving light e efeitos especiais, ajudou a compor o cenário. O DVD também teve imagens gravadas em Santarém (PA), com a equipe da empresa Paulino Produções, sob a direção de Jair Almeida, com a participação do apresentador, Edmundo Oran. Na última quinta-feira (29), Marciele Albuquerque foi a personagem principal das gravações em Presidente Figueiredo, personificada como Deusa da Guerra.

O Caprichoso realiza a última etapa da fase das gravações no dia 21 de abril, quando promove festa no curral Zeca Xibelão, em Parintins.