Cenógrafa amazonense cria espaços exclusivos para resgatar a magia do Natal

Muna Hauache é formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo e integrou a primeira equipe de assistente de cenografia no infantil 'Castelo Rá Tim Bum'

Com informações da Assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – As luzes e cenários de Natal começam a tomar conta dos espaços públicos e encher os olhos de crianças e adultos em Manaus. O luxo e a magia que ajudam a resgatar recordações de bons momentos e despertar o espírito natalino são resultado de muita técnica, planejamento e trabalho. Na capital amazonense, uma referência é a arquiteta e cenógrafa Muna Hauache, que tem mais de 27 anos de experiência na área.

Responsável por desenvolver cenários natalinos de alguns dos maiores shoppings centers de Manaus e de ambientes externos como passarelas e parques, Muna e seu exército de criação trabalham a todo vapor na montagem dos novos projetos deste ano. “O Natal é o nosso maior e mais longo evento”, diz.

Muna Hauache (Foto: Divulgação)

Decorar espaços de grande circulação popular é desafiador, afirma a arquiteta formada em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo, em 1991. Mais que cenários por onde as pessoas transitam, esses locais devem transmitir algo às pessoas. “É preciso tornar o ambiente atraente, mas sempre tocando as pessoas de alguma forma”, comenta Hauache, que na década de 1990 trabalhou na TV Cultura onde integrou a primeira equipe de assistente de cenografia no infantil ‘Castelo Rá Tim Bum’. Mais recentemente desenvolveu o espaço coworking do Manauara Shopping.

“Tenho buscado cada vez mais amadurecer conceitos, a execução e sempre cuidando de melhorar o ambiente. Eu observo como as pessoas usam aquilo que fiz, procuro defeitos e qualidades como referência para os próximos projetos. O melhor pagamento para mim é quando dá certo, ou seja, quando as pessoas ficam satisfeitas ao usufruírem daquele espaço”, resume.

Vitrines

Além de projetos de grande porte, Hauache também desenvolve ações para lojas como decoração internas, externas e vitrines. Desde 2005, montou a Arena Cenografia para atender os clientes que buscam decorações exclusivas. “Toda mão de obra local. Tudo é feito aqui. Criamos, desenvolvemos o projeto, produzimos e montamos”, ressalta.