Cine Set promove curso de cinema com temática inédita em Manaus

Intitulado 'Análise fílmica: Os sucessos de 2017', o curso será realizado entre os dias 14 a 18 de agosto no Impact HUB

Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Manaus – “Moonlight – Sob a Luz do Luar”, “La La Land”, “Mulher-Maravilha”, “Fragmentado” e “A Criada”. O que transformou estes cinco filmes em grande sucessos do cinema em 2017? Este é o foco principal do novo curso de cinema inédito do Cine Set, que está com inscrições abertas. Intitulado ‘Análise fílmica: Os sucessos de 2017’, o curso será realizado entre os dias 14 a 18 de agosto no Impact HUB, localizado na Avenida Ephigênio Salles, 1299, zona centro-sul de Manaus.

‘La La Land – Cantando Estações’ será um dos filmes abordados no curso (Foto: Divulgação)

As aulas ocorrerão no período noturno, das 19h às 22h e serão ministradas pelos críticos do site, Ivanildo Pereira e Danilo Areosa. O curso, que oferecerá apenas 10 vagas, custa R$ 100 com emissão de certificado de 15 horas.

Para se inscrever, os interessados devem mandar email para cinesetufam@gmail.com com o título no Assunto: Vaga no Curso de Cinema. Elas vão receber as instruções para garantir a matrícula.

O curso pode ser feito por pessoas a partir de 13 anos,tanto para quem é cinéfilo ou para aqueles que querem dar os primeiros passos na crítica cinematográfica, além de admiradores da cultura em geral.

Abordagem inédita

Para Ivanildo Pereira, o curso se diferencia dos demais já feitos em Manaus por buscar aprofundar a percepção do público por filmes de sucesso. “Vamos explorar vários conceitos cinematográficos presentes dentro destes cinco sucessos recentes, e estimular os inscritos a pensar além da imagem, a questionar o por quê das coisas são do jeito que são dentro de cada uma destas obras. No cinema nada é por acaso, e quanto mais as pessoas refletirem sobre as escolhas feitas dentro de um filme, melhores espectadores elas serão”, afirma.

Danilo Areosa ressalta o que os participantes podem esperar do curso. “Os filmes que selecionamos para o curso ainda estão presentes na mente do público, logo queremos que os nossos alunos, além de compreender aquilo que assistem, possam entender e saborear as percepções que um filme transmite”.

Como serão abordados os filmes do curso

‘La La Land – Cantando Estações’: situar o filme dentro do gênero musical, observando-o em relação às convenções do gênero. Pensar as influências cinematográficas e a ressignificação de códigos dos musicais. Analisar as características de Mise-en-scène do filme (cores, figurinos, movimentos de câmera) e roteiro.

‘Moonlight – Sob a Luz do Luar’: realizar estudo de personagem. Analisar os elementos contextuais e simbólicos a partir da direção de fotografia. Avaliar como a direção de Barry Jenkins constrói um drama social enquanto experiência poética. Debater o retrato da masculinidade no filme a partir da estrutura do roteiro.

‘A Criada‘: estudar a noção de autoria a partir da visão do filme no corpo da filmografia de Park Chan-Wook. Analisar os elementos simbólicos expressos na direção de fotografia, direção de arte e figurino enquanto indicadores dos temas da obra. Compreender a criação de suspense a partir da estrutura do roteiro. Situar o filme no contexto do cinema sul-coreano e LGBT+.

‘Fragmentado’: analisar o processo  de criação da história a partir do roteiro. Realizar estudo dos personagens e seu papel enquanto representação de transtornos mentais no cinema. Compreender a criação de suspense a partir da estrutura do roteiro de M.Night Shyamalan.

‘Mulher-Maravilha’: contextualizar as origens da personagem e as principais histórias que influenciaram no roteiro do longa. Analisar as semelhanças e diferenças entre Mulher-Maravilha e outros filmes de heróis. Apresentar o conceito de “Jornada da Heroína” como opção de estrutura de roteiro. Refletir sobre a noção de “male gaze” como ponto de referência à direção de fotografia.  Compreender a relação entre direção de arte e figurino e a pesquisa histórica sobre a estética greco-romana.