Cinema no feriado: confira as estreias

A nova produção do diretor Steven Spielberg, ‘Jogador Nº 1’, e o controverso ‘Uma Dobra no Tempo’, da Disney, são os lançamentos, nas salas de Manaus. ‘Com Amor, Simon’ segue em pré-estreia

Maria Luiza Dacio / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Com a chegada do feriado, muitos aproveitam para descansar, viajar e renovar as energias. Para os que vão ficar em Manaus e preferem atividades mais animadas e em família, o PLUS de hoje selecionou as principais estreias do cinema, na capital. Os locais de exibição e horários de todas as sessões dos filmes apresentados, abaixo, estão na página 20 desta edição.

Realidade virtual

Dentre as estreias mais aguardadas, está a ficção científica ‘Jogador Nº 1’, que conseguiu atingir 85% de aprovação no Rotten Tomatoes — site voltado a críticas de cinema e televisão. O segredo do sucesso para a mais recente produção de Steven Spielberg, para os críticos, foi o calibre nostálgico.

A história do filme se passa em 2044, com aquilo que resta da humanidade, onde Wade Watts prefere o jogo de realidade virtual ‘OASIS’ do que o mundo a sua volta. Quando o criador do game morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico para conquistar sua fortuna inestimável.

Tye Sheridan vive o protagonista Wade Watts; Olivia Cooke (de ‘Bates Motel’) é Artemis, avatar no jogo ‘OASIS’; e Simon Pegg surge como o cocriador do jogo virtual, Orgen Morrow. ‘Jogador Nº 1’ é baseado no best-seller homônimo de Ernest Cline.

‘Jogador Nº 1’ mistura os mundos real e virtual em uma aventura comandada por Steven Spielberg (Foto: Divulgação/Entertainment Weekly)

Viagem no tempo

‘Uma Dobra no Tempo’ é mais uma das adaptações dos estúdios Disney que entrou para o ‘mural do fracasso’, nos Estados Unidos. A produção arrecadou apenas U$ 74 milhões nas bilheterias do país, o que promete gerar grande prejuízo à produtora, já que o longa custou U$ 104 milhões para ser feito. O mesmo fiasco comercial aconteceu, também, com ‘Tomorrowland’ e ‘John Carter: Entre Dois Mundos’.

A trama de ‘Uma Dobra no Tempo’ gira em torno da família Murry, mostrando o patriarca da família — interpretado por Chris Pine —, e suas pesquisas sobre viagens no tempo, até que o mesmo desaparece sem deixar pistas. É aqui que Meg, vivida pela jovem Storm Reid, acompanhada de crianças, parte em uma aventura à procura do pai. O filme apresenta criaturas sobrenaturais e uma delas é interpretada pela apresentadora norte-americana Oprah Winfrey. Entre outros famosos do elenco, estão, também, Reese Witherspoon e Mindy Kaling.

A direção é de Ava DuVernay, responsável pelo aclamado ‘Selma’.

Romance no colegial

O aguardado — e bastante elogiado pelos críticos — ‘Com Amor, Simon’ segue em pré-estreia, em Manaus. Na trama, a vida de Simon, um jovem de 17 anos, fica mais complicada quando ele se apaixona por um dos seus colegas de classe, anônimo, na internet.

Além do romance, ‘Jogador Nº 1’ e ‘Uma Dobra no Tempo’, também debutam nas telonas locais: ‘Um Lugar Silencioso’, ‘Nada a Perder’ — cinebiografia autorizada do bispo Edir Macedo — e a animação ‘O Homem das Cavernas’.