Cultura pop para consumo imediato em Manaus

Confeitaria inova ao preparar bolos inspirados em personagens, filmes, animações e séries de TV. Temas vão de Harry Potter a ‘Star Wars’, passando por ‘The Walking Dead’ e outros

Gabriel Machado/redacao@diarioam.com.br

Em alta, a série ‘Game of Thrones’ já ‘batizou’ um dos bolos da casa (Foto: Divulgação)

Manaus – Não é somente ao paladar que os bolos da doçaria A Confeiteira tem feito sucesso, em Manaus. De uns anos para cá, a confeitaria, localizada no conjunto Ajuricaba, Planalto, vem inovando e criando doces que fogem à tradição. Saem do ‘cardápio’ as coberturas de chocolate e granulados e entram em cena estilizações personalizadas, que estão conquistando entusiastas com um trunfo diferente: seus temas, relacionados a séries de TV, filmes e cultura pop em geral.

“Nós já trabalhamos com bolos e doces há 23 anos. Porém, foi apenas de uns cinco anos para cá, com a popularização dos canais fechados (de TV) e do programa ‘Cake Boss’, que passamos a trabalhar com esse serviço mais personalizado”, disse um dos sócios da casa, Ivan Herrera. “A atração, em específico, ajudou a divulgar esse tipo de trabalho e mostrou que há possibilidade de criar outros temas com relação à confeitaria artística”, completou.

O empresário, que gerencia os serviços da confeitaria ao lado da sócia, Cida Moraes, revela que costuma criar em torno de dez a 15 bolos temáticos, por semana. Os preços variam de R$ 300 a R$ 800, conforme o tamanho e o trabalho que o doce requer para ser feito. “No geral, o (bolo) temático leva uns três dias ou até mesmo uma semana para ficar pronto, dependendo”, frisou.

Demanda

De acordo com Ivan, os clientes costumam procurar a casa já com ideias prontas e, juntos, eles criam a arte e a estilização do bolo. Porém, há aqueles que preferem visitar as páginas oficiais da Confeiteira, no Facebook e no Instagram, e encomendar um modelo já pronto.

“Normalmente, para os (bolos) mais elaborados, os clientes vêm ao nosso escritório para trocar uma ideia e conversar. De vez em quando, chega um que não sabe nem ‘para onde vai’ o bolo (risos)”, diverte-se o empresário. “Já pegamos uns temas bem complicados, mas, até agora, nunca deixamos de atender a um cliente. Mesmo com pequenas adaptações, conseguimos atendê-los”, acrescentou.

Entre os temas que saem com mais frequência, estão as séries ‘The Walking Dead’ e, é claro, ‘Game of Thrones’, mas a casa também já produziu bolos temáticos de ‘Harry Potter’, ‘Pânico’, ‘Star Wars – Guerra nas Estrelas’, ‘007’, ‘Parque dos Dinossauros’, ‘A Bela e a Fera’ e ‘The Vampire Diaries’. “O preparo desses bolos temáticos é feito em dois momentos. No primeiro, três confeiteiros fazem o bolo em si. Em seguida, ele é encaminhado a minha sócia e à outra confeiteira para a decoração”.