Diversão e gastronomia na Ilha Tupinambarana; confira o roteiro

Se você está de malas prontas para conferir uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil, anote essas dicas importantes do PLUS

Bruno Mazieri / plus@diarioam.com.br

Parintins vai muito além das apresentações de Caprichoso e Garantido (Charge: Júnior Lima)

Manaus – A partir de hoje (30) até domingo (2), Parintins se transforma na capital do folclore brasileiro. Os bois Caprichoso e Garantido protagonizam uma disputa de encher os olhos de qualquer entusiasta cultural. Mas, além disso, essa acolhedora cidade do interior do Amazonas conta com inúmeras peculiaridades, pontos de encontro e, claro, uma forte gastronomia. Pensando nisso, o PLUS criou um pequeno roteiro do que você não pode deixar de conferir ao longo dos três dias de festa. É para anotar!

Catedral de Nossa Senhora do Carmo

Independentemente da religião de cada torcedor, é indispensável a visita à catedral da padroeira de Parintins. A construção, que se deu pelas mãos de Dom Arcangelo Cérqua com uma campanha para arrecadar fundos, é grandiosa, possui pinturas sacras nas paredes e separa a ilha em dois lados, o do Caprichoso e do Garantido. Além disso, ela conta com uma torre de 42 metros de altura, de onde é possível ter uma visão de 360 graus da cidade. Em seu topo, está a imagem da Virgem do Carmelo, confeccionada pelo artista José Ribeiro. (Avenida Amazonas, S/Nº, Centro).

Q’Boi

Viagem sem souvenir não é viagem. Um dos espaços mais importantes de Parintins na hora de adquirir aquela camiseta do boi preferido ou, até mesmo, o boi em miniatura, claro, é a loja Q’Boi. Além dos inúmeros produtos diferenciados, o estabelecimento conta com as réplicas de Caprichoso e Garantido bem na porta de entrada, além de uma cobra grande ideal para fazer fotos divertidas com os amigos e familiares. (Boulevard Quatorze de Maio, 1.800, Centro).

Mercado Municipal

Qualquer cidade que se preze possui o famoso ‘mercadão’. E em Parintins não poderia ser diferente. Além das bancas que servem um delicioso café da manhã com direito aos caldinhos para curar a ressaca, o local conta com inúmeras especiarias e plantas que curam – acreditem ou não – até gastrite. Isso sem falar das verduras, legumes, frutas, peixes e carnes… Tudo fresquinho. E o melhor, na beira do rio. (Avenida Benjamin da Silva, S/Nº, Centro).
Espresso Parintins

Com um toque mais contemporâneo, por assim dizer, essa cafeteria foi criada em 2015, com o objetivo de oferecer aos parintinenses e aos turistas mais uma opção gastronômica, sempre buscando dar um toque de regionalismo em suas iguarias. Por lá são produzidos bolos, doces, salgados e cafés, sem falar das famosas tapiocas ‘Pavulagem’ e ‘Perreché’, nas cores azul e vermelha, respectivamente. (Avenida Amazonas, 596, Centro).
Tacacá da Dona Maria

Para quem deseja experimentar o melhor tacacá da Ilha, a pedida é o da dona Maria. No canteiro central da Avenida Amazonas, o espaço conta com salgados e, dependendo do horário, até mesmo um churrasquinho. Ideal para quem quer ver e ser visto, ou melhor dizendo, paquerar mesmo. (Avenida Amazonas, S/Nº, Centro).

Planeta Boi

Depois de um longo hiato, a festa que por anos foi tradição após as apresentações no Bumbódromo está de volta. Agora, o local escolhido foi o Parintins Convention Center e contará com a presença de inúmeros DJs nacionais, dentre eles Aninha (SC), Márcio S (SP), Fabrício Peçanha (RS), entre outros. Todos os dias o evento começa às 23h50. Os ingressos custam a partir de R$ 30, por pessoa. (Rua Vieira Junior, 754, Centro).
Restaurante Du Preto

Localizado em uma área privilegia, o local é uma das pedidas certeiras quando o assunto é boa gastronomia. Com uma variedade de opções, o restaurante, no almoço, funciona como self-service com direito a carne, peixe e frango. Tudo com aquele gostinho caseiro, sabe? Além de bebidas bem geladas, dentre elas a cerveja, para refrescar o calor de Parintins (Rua Faria Neto, 2.150, Centro).