Exposição apresenta artesanato feito por internos do sistema prisional do Amazonas

Manaus – Nesta quarta-feira (24), às 10h, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realiza a abertura da exposição ‘Mãos Livres – A Arte no Cárcere’, no Shopping Ponta Negra. O evento é uma parceria da Seap com a empresa Umanizzare Gestão Prisional e estará aberto a visitação do público até o dia 31 deste mês.

Peças artesanais confeccionadas por mais de 70 internos do sistema prisional do Amazonas farão parte da exposição que faz alusão à semana do presidiário, comemorada na primeira quinzena de agosto. O objetivo é apresentar à sociedade o resultado do aprendizado adquirido pelos internos durante cursos e oficinas realizadas dentro das unidades prisionais.

Divulgação
Divulgação

Segundo o secretário Pedro Florencio, a iniciativa do Governo do Amazonas em disponibilizar essas atividades para a população carcerária é estimular novas habilidades e ampliar a visão dos mesmos para alternativas de fonte de renda.

“Acreditamos que é possível criar dentro das unidades prisionais ambientes em que os internos se sintam a vontade para desenvolver suas habilidades manuais, e terem a chance de descobrir talentos e dons que talvez estivessem adormecidos enquanto estavam em liberdade. De alguma forma essas pessoas encontraram novas chances de se redimirem através da arte” afirmou.

Divulgação
Divulgação

Entre os itens que serão expostos, peças feitas de paletes, biscuit, crochê, sabonetes, materiais recicláveis e até poemas vão compor cenários distribuídos nos três pisos do Shopping Ponta Negra.