Exposição fotográfica de Rafael Vieira retrata América sob um olhar nômade

Da Redação


Manaus – O  olhar nômade do fotógrafo mineiro Rafael Vieira, em suas andanças pela América Latina, dá vida à exposição ‘Lugares, não lugares, tempos e não tempos’, que chega ao espaço cultural Casa de Chico (Av. Joaquim Nabuco, 346, Centro), amanhã, a partir das 20h. O acesso custará R$ 5 e todas as obras estarão à venda no local, em formato de cartões-postais.

Ao todo, a mostra conta com 27 imagens clicadas entre 2015 e 2016, durante viagens por Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia. Há dois meses em Manaus, Rafael conta que o contexto sob o qual a série de fotografias nasceu consiste em um roteiro que passou semanas preparando. “E o esqueci em casa. Perder meu roteiro me atraiu a outros lugares, pessoas e momentos”, ressaltou o artista.

Segundo ele, o projeto parte da necessidade de registrar esses instantes, culturas, lugares, pessoas, e como elas mexeram com o fotógrafo, além de permitir a discussão sobre a ideia de tempo e lugar a partir do terreno imagético. “Basicamente, eu tento transmitir essas sensações, emoções e experiências que foram intensas. Eu sempre falo que, para sentir tudo isso, eu precisei me perder para me encontrar”, completa Rafael, que se prepara para fazer sua primeira exposição na capital amazonense, depois de algumas participações em feiras independentes.

Na abertura da exposição, o bar da Casa de Chico funcionará normalmente, com direito a uma trilha sonora com músicas regionais e outras que embalaram as viagens do fotógrafo. Mais informações sobre o trabalho de Rafael Vieira, bem como o percurso que ele fez até agora, podem ser conferidas no site http://rafaelvieira.tumblr.com.