Festival promove ‘desafio do café’

Coffee Fest Primeira edição do evento, que seguirá até o dia 31 de maio, propõe um roteiro gastronômico com nove cafeterias da capital amazonense, preços exclusivos e prêmio especial

Gabriel Machado / plus@diarioam.com.br

Manaus – Quente ou gelado, adoçado ou puro. O café já possui lugar cativo na rotina diária de boa parte dos brasileiros, entretanto, nesta quinta-feira, 24, a iguaria promete ser ainda mais celebrada, em todo o País. Isso porque, hoje, é comemorado o Dia Nacional da bebida. Para os seus amantes, uma boa opção para curtir, em Manaus, é o Amazônia Coffee Fest. O evento, que está em sua primeira edição, propõe um roteiro gastronômico com cafés especiais.

Inicialmente previsto para encerrar nesta quinta — o festival está rolando desde o último dia 14 —, o Amazônia Coffee prorrogou a sua agenda até 31 de maio. “Nós criamos o evento para divulgar as pré-seletivas dos campeonatos brasileiros de Brewers e Cup Tasters da Região Amazônica, que aconteceram, no último final de semana, na Fundação Amazônia Sustentável (FAS)”, disse Carlos Carvalho, um dos organizadores do festival.

“Queríamos, também, mostrar as diferenças dos cafés especiais. Nós, daqui, estamos acostumados com o café regional, então, queríamos levar as pessoas a essas cafeterias, onde pudessem degustar da bebida (especial) por um preço mais acessível”, completou.

Ao todo, o Amazônia Coffee Fest conta com nove estabelecimentos da capital. São eles: Amado Café (Av. Mário Ypiranga Monteiro, 315), Cheirin Bão (Av. Rio Itannana, Nossa Senhora das Graças), Coa.do (Av. Ephigênio Salles, 2.574), Como em Casa (Rua Fortaleza, Adrianópolis), DiCafé (Millennium Shopping, Av. Djalma Batista), Kalena (Rua Fortaleza, Adrianópolis), L’Albero (Av. João Valério, Nossa Senhora das Graças), One Coffee (Av. João Valério, Nossa Senhora das Graças) e Sinhô Casa de Café (Rua Acre, Nossa Senhora das Graças).

“Cada cafeteria criou um combo com bebida, café especial e acompanhamento, com preço diferenciado. Não existe uma competição entre os estabelecimentos, somente o desafio para o público percorrer todos esses lugares. O evento possui um cartão fidelidade, que será carimbado a cada cafeteria que o cliente visitar. Caso complete, ele ganhará uma caneca”, ressaltou Carlos, que elogiou a receptividade do público.

“Está sendo bem maior que o esperado. Tanto que tivemos que prolongar o Amazônia Coffee. As pessoas realmente compraram a ideia e tem gente que concluiu o desafio em 2/3 dias”, prosseguiu.

Por conta do sucesso, o organizador já adianta que haverão outros eventos voltados aos apreciadores de café. “Ao término deste, vamos sentar e avaliar os resultados. Mas a previsão é que aconteçam outras edições do evento, inclusive, fora do Amazonas, além de novos projetos que celebram a bebida”, finalizou.