Fim de semana com programação especial de São João, em Manaus

Por Isabelle Marques


Manaus – Com a chegada do dia de São João, eventos comemoram a data tradicional neste fim de semana, em Manaus. De acordo com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), 11 Festivais Folclóricos acontecem em diferentes zonas da cidade.

Nesta sexta-feira (24), a Comunidade São João Batista organiza a celebração ao santo que se inicia com o Batismo, seguida da procissão, a partir das 18h, com saída da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis.

Também nesta sexta-feira, as festas começam no Arraial Junino da Igreja Católica de Santa Helena, que vai até o dia 26, no bairro Novo Israel, na Rua Bom Jesus; 12º Festival Folclórico do Parque São Pedro, no bairro São Pedro e o 8º Festival Folclórico do bairro Vila da Barra, na Avenida Sumaúma, Monte das Oliveiras.

Neste sábado (25), a partir das 19h, acontece o Arraial de São João, no conjunto Celetramazon, Adrianópolis. Além das comidas típicas tradicionais, a coordenadora da Pastoral de Comunicação da Comunidade de São João, Carol Gomes, explica que, neste ano, a comunidade realiza uma coleta para contribuir com a finalização de obras da paróquia. “Como estamos nos últimos retoques, com forro e outros detalhes, estamos aceitando tanto doações em dinheiro quanto material de obras”, explicou.

No domingo (26), o Festival Folclórico LGBT na Roça agita a Rua José Clemente, no Centro, das 19h à meia-noite.

Arraial Infantil

Para as crianças, o Anarriê do Conviver contará com atividades lúdicas e sensoriais, parquinho com musicalidade, sanfoneiro, quadrilha e comidas de festa junina gourmet, organizado pelo Espaço Conviver, a partir das 16h. Os valores dos ingressos variam entre R$15 e R$30.

O espaço também promove, às 15h30, uma aula especial com bebês a partir de 45 dias a um ano.

No Parque Cidade da Criança, a programação acontece no sábado e domingo com horário estendido das 14h às 21h. Amanhã, das 14h30 às 16h, será realizada a Oficina de Pintura Facial, no Espaço da Pintura.

Às 17h, acontecerá a apresentação da peça teatral “Casamento Caipira em Vila Feliz”, no espaço Vila Feliz. A programação segue com as brincadeiras populares, das 18h30 às 19h, no hall de entrada do parque e com as quadrilhas “Meu Reino na Roça” e “Brotinhos de Petrópolis”, a partir das 19h.

No domingo, a Oficina de Pintura permanece no mesmo horário e as Aventuras na Tirolesa ocorrerão das 15h às 18h. Às 16h30, terá sessão de fotos com os personagens “Mônica e Cebolinha Caipiras” até às 18h.

Também às 16h30, acontecerá o concurso de “Dança de Forró Pais e Mães”, seguido da etapa final do concurso “Rei e Rainha Caipira Infantil”. Encerrando a programação de domingo, as quadrilhas “Caipira da Betânia” e “Marupiaras” farão apresentação, às 18h.