Ingredientes amazônicos inspiram chef paulista

Luiza Hoffmann ensina receitas com toque da ‘terrinha’

Édria Caroline / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Os ingredientes da culinária amazonense inspiram receitas de chefes de cozinha mundo a fora. Pela primeira vez em Manaus, a chef Luiza Hoffmann, proprietária do Terço Restobar, um dos mais badalados restaurantes de São Paulo, procura inspiração para novos pratos.

“Eu gosto sempre de viajar e além de ver os ingredientes, ver um pouco da cultura também, isso pra mim é bem importante. Ver o que eles fazem, o que eles usam realmente. Eu estou bem encantada com a atmosfera do lugar e com os ingredientes”, diz Luiza. A chefe de cozinha ainda diz que já conhecia alguns dos ingredientes da culinária amazonense como a goma, o tucupi e o jambu. “Eu conhecia os ingredientes bem básicos. Mas desde que eu cheguei aqui, por exemplo, eu consegui conhecer o cubiu que eu adorei, além do tucupi preto que é um ingrediente muito difícil de encontrar e por aí vai. Infinitas possibilidades aqui com vocês”, afirma a chefe.

Luiza é encantada com os ingredientes disponíveis no Amazonas e já criou pratos com toque regional (Foto: Pablo Trindade)

Pelos ingredientes que já conhecia, Luiza desenvolveu alguns pratos com uso do cupuaçu, açaí, jambu e tucupi. “Já troquei várias ideias com outros chefes sobre os ingredientes daqui. Principalmente os chefes de fora, eles são alucinados nos ingredientes de vocês. Em todos os restaurantes que eu trabalhei em vários lugares do mundo, eles usam as coisas daqui. Tapioca, pra eles, é o que há de melhor no mundo”, explica.

Luiza Hoffmann, além de estar em Manaus para conhecer e se aprofundar ainda mais na culinária manauara, também será a responsável pela elaboração do novo menu do restaurante Precioska. A ideia é criar pratos de entradas como petiscos, mas misturando ingredientes, sabores do Amazonas com sabores da Ásia, com sabores do mundo inteiro.

Receitas

Caldo de tucupi com pimenta murupi

Ingredientes:

– 5 ml de azeite;

– 20 g de alho-poró;

– 400 ml de caldo de tucupi;

– 1 xícara (chá) de milho cozido;

– 15 g de rabanete;

– 1 pedaço pequeno de kumbu;

– Pimenta murupi a gosto;

– Sal marinho a gosto;

– Pimenta-do-reino.

Modo de preparo:

Corte o alho-poró em rodelas finas, refogue no azeite e adicione o caldo de tucupi. Corte o rabanete em rodelas finas, o kumbu e deixe ferver.

Depois, adicione o milho cozido e a pimenta murupi sem semente e cortada em brunoise.

Por último, corte a vagem em rodelas finas e adicione no caldo. Cozinhe por dois minutos. Acerte o sal e pimenta-do-reino.

Folhado de Pupunha

Recheio:

– 200 g de pupunha;

– 30 g de avelã;

– 30 g de amêndoas;

– 100 ml de mel de laranjeira;

– 5 g de manteiga.

Massa:

– 6 rodelas de massa folhada média;

– 1 gema.

Recheio:

Corte a pupunha em palitos finos uniformes. Corte a amêndoa e a avelã grosseiramente. Em uma frigideira, derreta a manteiga. Adicione a pupunha e as nuts, mexendo sempre por, aproximadamente, dois minutos. Adicione o mel e deixe esfriar o recheio.

Massa:

Trabalhe com a massa bem gelada, adicione o recheio, feche usando a gema para ‘colar’. Passe a gema por cima da massa, assim, vai ficar com mais cor e brilho. Leve ao forno em uma fôrma com papel manteiga ou em uma fôrma de teflon a 180 C por, aproximadamente, 25 minutos.