Livro apresenta 36 passos para combater o medo de falar em público

Escrito pelo jornalista, psicólogo e professor Elias Mattos, livro ‘Quem tem medo de falar em público?’ apresenta 36 passos para combater esse pânico, conhecido como glossofobia

Manaus – Por mais simples que seja, falar em público é algo que aflige até mesmo a mais ‘durona’ das pessoas. Seja na apresentação de um trabalho universitário ou em um mero discurso de festa de família, muitos de nós evitamos qualquer contato que seja com uma grande plateia. Com base em artigos e práticas pessoais, o jornalista, psicólogo e professor Elias Mattos escreveu o livro ‘Quem tem medo de falar em público?’, que — como o próprio nome sugere — ajuda a combater esse pânico, conhecido como glossofobia.

A obra teve a sua tiragem inicial esgotada, mas ganhará distribuição nacional (Foto: Eraldo Lopes)

A obra, lançada no último dia 14, reúne 36 dicas de aprimoramento do discurso em público e é embasada em uma pesquisa de duas décadas. “Trabalho na área de comunicação há 25 anos e, durante esse período, produzi diversos artigos e pesquisas que destrincham esse campo da oratória. Para ‘Quem tem medo de falar em público?’, escolhi os melhores (artigos)”, revelou Elias. “No total, foram mais de 208 artigos escritos, dos quais selecionei 36. O processo de filtragem foi bastante complicado, porque todas essas publicações são importantes”, acrescentou o autor.

As pesquisas selecionadas para compor o livro já foram testadas por meio de consultorias e aulas ministradas por Elias. “Trabalhando na área universitária e de pós-graduação, os alunos sempre me perguntavam onde podiam encontrar a obra com aquele conteúdo que apresentava em minhas aulas (de Comunicação Empresarial). Então, notei uma necessidade de se ter um livro que reunisse toda essa pesquisa de mais de 20 anos”, explicou. “Há uma grande lacuna de profissionais que possam treinar universitários, executivos e pessoas em geral que têm dificuldade de falar em público”, completou.

O autor acredita que, mais que medo ou capacidade, a glossofobia se dá por conta de uma fragilidade emocional. “Tem que haver uma preparação neste campo (psicológico)”, frisou. “Além disso, o profissional tem que saber o que vai dizer e, mais importante, esse conteúdo precisa ser interessante para aqueles que vão ouvi-lo”, encerrou Elias.

Recomendado

Entre o público que conferiu e recomendou o livro de Elias Mattos, está ninguém menos que Augusto Cury. O psiquiatra, professor e escritor paulista escreveu a contracapa de ‘Quem tem medo de falar em público?’.

“Elias Mattos é um profissional de comunicação preocupado em melhorar o desempenho social das pessoas. Seu livro vem atender a uma necessidade de profissionais liberais, executivos e educadores de se comunicarem de forma inteligente, numa sociedade altamente ansiosa, superficial e competitiva”, elogiou Cury.

Sucesso

Lançado neste mês, ‘Quem tem medo de falar em público?’ já se tornou um sucesso de vendas. Somente nesses primeiros dias, a tiragem inicial de 1.100 se esgotou e o livro foi comprado para ser distribuído nacionalmente. Quem quiser adquirir a obra, a R$ 40, deverá entrar em contato com a livraria MVP pelo telefone (92) 3642-7059.