Museu do Videogame chega ao Shopping Ponta Negra, neste sábado

O “cobiçado” o Museu do Videogame Itinerante chega a Manaus e será montado no Shopping Ponta Negra, neste sábado (4), a partir das 10h. O museu expõe um acervo com mais de 200 consoles e permitirá ao visitante não só conhecer, como também jogar os maiores clássicos dos últimos 44 anos. Dentre as atrações também estarão os desafios Just Dance, simuladores de corrida e desfile de cosplay. A atração ficará disponível gratuitamente, na praça de eventos do shopping, localizada no primeiro piso (L1), até o dia 26 deste mês.

De acordo com o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima, dentre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Um dos diferenciais do Museu do Videogame Itinerante é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o Telejogo Philco-Ford, Atari 2600, Odyssey, Nintendinho 8 bits, Master System, Mega Drive, Sega CD, Super Nintendo, Neo Geo, Panasonic 3DO, Turbografx, Nintendo 64, Game Cube, Sega Dreamcast, Xbox, Playstation 1, PlayStation 2, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o Museu do Videogame Itinerante também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os fãs poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com PlayStation 4, já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior. Além disso, será possível também pilotar supermáquinas em cockpits do game Drive Club para PS4, que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real. O evento também conta com displays da Nintendo, com o Wii U, e da Microsoft, com o Xbox One.

Campeonatos

Além da exposição, aos finais de semana, o Museu promove campeonatos que ocorrerão em vários espaços do Shopping Ponta Negra, com premiações que vão desde vale-compras, smartphones, PS4, consoles games portáveis, entre outros. Na arena Amazon Print, localizada no primeiro piso, ao lado da Lojas Havaianas, acontecerão treinos e campeonatos de League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive.

Localizada no terceiro piso (L3), próximo à Comepi, outra arena traz campeonatos de Pro Evolution Soccer 2016 (PES), FIFA 2016, Naruto, Street Fighter, Mario Kart 8, Super Smash Bros. Também no segundo piso, em frente à Capodarte, haverá a arena para TCG (Card Game) e RPG free play, além de torneios de Pokémon e Yu-Gi-Oh!. No mesmo espaço, a equipe da Liga Pokémon de Manaus estará ensinando aos principiantes a jogar competitivamente. Todos os torneios contarão com premiações para os primeiros colocados.

Ideia da exposição

O Museu do Videogame Itinerante começou em 2011, em Campo Grande (MS), a partir de uma coleção de videogames do jornalista Cleidson Lima, mantida desde 2004. Ele conta que a ideia da exposição surgiu após um ultimato da esposa, que não aguentava mais aquele amontoado de videogames.

“Ela falou que ou o eu fazia daquilo um negócio ou eu e os videogames devíamos sair de casa, então mostrei pra ela quem mandava e criei o museu”, brinca o curador, que acredita que, em virtude do sucesso de público nas outras cidades, em Manaus a exposição deve chegar a centenas de visitantes.