O lado geek da sustentabilidade

Amazonense Renê Alves da Silva utiliza materiais recicláveis para criar fantasias superrealistas de super-heróis, como Flash, Homem de Ferro e, mais recentemente, Mulher-Maravilha

Gabriel Machado

Manaus – Papelão, emborrachado e alguns tipos de tecido. Para a maioria, esses materiais parecem não ter tanta utilidade. No entanto, para o amazonense Renê Alves da Silva, de 31 anos, eles servem como ponto de partida para a criação de fantasias superrealistas de super-heróis, como Flash, Homem de Ferro, Homem-Aranha e, mais recentemente, Mulher-Maravilha.

Renê aperfeiçoou sua técnica observando artesãos criarem mesas, cadeiras e prateleiras a partir de materiais recicláveis. (Foto: Divulgação)

A empreitada começou a partir do atual emprego do amazonense, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Lá, ele conta que “abriu a mente para a reciclagem”. “Existem muitas possibilidades para utilizar esses materiais, que acabam no lixo”, afirmou Renê. “Temos um projeto, o ‘Prefeitura Mais Presente’, onde integrantes de praticamente todas as secretarias se juntam e levam alguns serviços essenciais à população, dentre eles, a educação ambiental”.

Foi então que o amazonense percebeu uma lacuna, na iniciativa: o mundo geek. “Amo demais o universo nerd e as crianças dessas comunidades que visitamos não tinham acesso a esse material tão rico. Então, decidi aprender a confeccionar fantasias e outros itens de super-heróis e levá-los a elas”, explicou.

Olhando alguns artesãos criarem mesas, prateleiras e cadeiras — tudo a partir de materiais recicláveis —, Renê foi se especializando e passou a encarar desafios ainda maiores, levando a sustentabilidade para o ‘lado nerd da força’. “Vi no cosplay sustentável uma maneira de mudar a visão das pessoas em relação a materiais mais baratos para a confecção de trajes com altíssima qualidade e riqueza em detalhes”, destacou. “Atualmente, o mundo
geek é muito caro e eu queria dar a oportunidade para todos terem seu cosplay favorito, mas sem gastar muito”.

Sucesso

Os trabalhos de Renê Alves da Silva não caíram somente no gosto da criançada. Nas redes sociais, a repercussão é tanta que o amazonense passou a aceitar encomendas de fantasias. “Estão a todo vapor! A demanda está tanta que precisei chamar o reforço do ‘Homem-Aranha’ (@am_spider). Ele está me auxiliando na parte da pintura, tanto acrílica quanto automotiva, para trazer mais realidade ao traje ou ao capacete”, revelou.

Para encomendar ou fazer um orçamento de fantasia com Renê, é só contactá-lo pelo número (92) 98163-1269 (também WhatsApp).