Roteiro na teoria e prática; curso do Cine Set tem inscrições abertas

Site independente de cinema Cine Set promoverá atividade de formação ao longo de quatro sábados, a partir do próximo dia 19. Inscrições estão abertas

Da Redação/plus@diarioam.com.br

Ao final do curso, será emitido certificado de 12 horas de atividade. (Foto: Divulgação)

Manaus – Com aulas teóricas e práticas programadas para começar já no próximo dia 19, o curso Teoria e Prática do Roteiro, do site independente de cinema Cine Set, está com inscrições abertas. O curso ocorrerá ao longo de quatro sábados, pelas manhãs, das 9h às 12h, no Espaço Redes Inteligentes, localizado na Rua Nova Prata (antiga Rua Rio Juruá), Vieiralves, na zona centro-sul de Manaus.

Para participar, o interessado deve mandar e-mail para cinesetufam@gmail.com, com o assunto ‘Inscrição Curso de Cinema’. Logo em seguida, a pessoa irá receber todas as instruções para confirmar a participação. O investimento é de R$ 150 para alunos novatos e R$ 120 para ex-alunos dos cursos do Cine Set.

O facilitador do curso será Ivanildo Pereira, crítico do Cine Set e integrante do Amazonas no Congresso Nacional do Cinema (Conacine). As vagas são limitadas.

Conceitos de tempo narrativo, enredo, a divisão clássica da história em três atos e como quebrá-la, a diegese de uma trama, as relações e conflitos entre protagonista e antagonista, externar o que é interno, drama objetivo e subjetivo e muitos outros elementos da construção de um roteiro serão debatidos no curso. Tudo acompanhado de exercícios práticos e análise de filmes marcantes da história do cinema.

“No curso, vamos fugir um pouco daquelas fórmulas fáceis de autores que dizem saber tudo sobre escrever roteiros de sucesso e vamos nos concentrar mais na concepção, no artesanato da escrita, no ato de colocar as ideias no papel e no que um bom roteiro de cinema precisa ter. Vamos expor os tópicos com o auxílio de exemplos de filmes e séries de TV de sucesso, e os alunos também vão escrever. Estamos preparando um conteúdo que vai fazê-los partir para a prática ou, ao menos, dar os primeiros passos para escrever um roteiro”, declarou Ivanildo Pereira.

Ao final, será emitido certificado de 12 horas de atividade. As aulas serão: Narrativa e Roteiro (19/5); Princípios Básicos da Roteirização (26/5); As Ferramentas do Roteiro (2/6); e Estudo de Caso e Além do Roteiro (9/6).