‘Ruídos’ reflete sobre o silêncio

Espetáculo do coreógrafo Gandhi Tabosa, que será apresentado no próximo dia 17, busca explorar, por meio da dança, os mais diversos sons

Bruno Mazieri

Manaus – No próximo dia 17, às 19h30, o coreógrafo Gandhi Tabosa apresentará seu primeiro espetáculo independente, batizado de ‘Ruídos’, no Teatro La Salle (Rua Tiradentes, s/nº, Dom Pedro). A montagem é uma reflexão sobre o som: das coisas, da criação e dos sentimentos, como ele mesmo descreve.

Ao todo, o espetáculo contará com 80 alunos de idades variadas em cena. (Foto: Divulgação)

“Esse espetáculo surgiu a partir da observação do que seria o outro lado do som, como seria o som das outras coisas que não percebemos e como seria dar som a essas coisas. Tem uma parte da montagem que trata bem particularmente isso: como seria o som se você estivesse apaixonado? O ‘Ruídos’ vem trazer a reflexão do silêncio… Dessa atmosfera, da ausência e da presença do som”, explica ele.

Tabosa ficou à frente da La Salle Cia. de Dança por seis anos, mas teve que sair do ‘comando’ para finalizar a graduação em Dança na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Mas, a criação da GandhiCats Project — como são conhecidos seus alunos — surgiu para dar continuidade ao meu trabalho e, principalmente, ao contato com os alunos, meus ‘filhos’. E toda essa relação está sendo bem interessante, trabalhar em outra atmosfera, mais livre, independente”, comenta.

E, juntamente com essa liberdade, veio a inspiração para ‘Ruídos’. “Queria sair da zona de conforto, fazer um espetáculo que trouxesse, como sempre gosto de fazer, uma reflexão para o público. Queria fazer, há muito tempo, um espetáculo todo cantado ao vivo e estamos trazendo isso. Foi a partir desse cantar que passei a estudar e investigar o som, o som das coisas, o outro lado do som”.

Ao todo, o espetáculo contará com 80 alunos de idades variadas em cena, sendo 40 deles na categoria sênior (de 13 a 17 anos) e outros 40 na categoria avançada (mais de 18 anos). Os ensaios estão sendo realizados nos fins de semana. “Vamos contar com alunos que tiveram que sair da companhia por conta da vida adulta, faculdade e afins. Teremos alunos de 20, 30 anos, de todas as idades”, adianta.

Os ingressos para a apresentação de ‘Ruídos’, cujos lugares serão marcados, estão à venda na Academia de Dança Helena Ribeiro (Avenida Pedro Teixeira, 53, Dom Pedro 2).

Carreira

Além do GandhiCats Project, Tabosa tem ‘emprestado’ seu talento para companhias de Estados como São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. “Tem uns dois anos que meu trabalho tem sido reconhecido fora do Amazonas. Tenho recebido propostas para produção em outras localidades, seja para criar figurino, editar uma música ou prestar consultoria de coreografias. É muito interessante trabalhar em outros ambientes, com outros corpos”, salienta.