Solidariedade com gostinho italiano

Clube do Trabalhador do Sesi recebe 33ª edição do evento, que resgata a tradição do famoso bairro paulista e arrecada recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Da Redação/plus@diarioam.com.br

Manaus – Neste final de semana, cerca de 90 empresários trocarão seus ternos e smartphones por aventais e chapéus de pizzaiolo, em Manaus. Isso porque, na ocasião, o Clube do Trabalhador do Sesi (Alameda Cosme Ferreira, 3.295, São José 1) recebe a 33ª edição da Barraca do Bixiga, evento gastronômico que resgata a essência e a tradição do famoso bairro paulista — colonizado por italianos — e arrecada recursos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A iniciativa funcionará na sexta-feira, 20, e no sábado, 21, sempre a partir das 19h.

Para os dois dias de evento, a Barraca do Bixiga contará com 800 pizzas (Fotos: Reprodução/Artur Gourmet)

Para este ano, a Barraca do Bixiga pretende igualar o valor arrecadado em 2016, de R$ 330 mil. No total, durante todos os anos do evento, foram doados cerca de R$ 4,3 milhões à Apae.

A Barraca conta com um total de 90 empresários voluntários. Deste número, somente 60 atuam como garçons. Os demais se dividem entre as funções de choppeiros, pizzaiolos e animadores. Por fora, 20 profissionais são contratados para trabalhar apenas na cozinha, durante os dois dias.

Atrações

Na sexta-feira, 20, primeiro dia, a entrada será somente com convite comprado com um dos barraqueiros. Na portaria do Clube do Trabalhador do Sesi, o ingresso é trocado por uma cartela que dá direito a concorrer a inúmeros prêmios — entre eles, uma motocicleta zero quilômetro.

Já no sábado, 21, a entrada será livre e contará, ainda, com a distribuição de brindes para aniversariantes, casais que estejam celebrando bodas, maiores de 80 anos, pessoas que tenham acabado de começar a namorar e crianças. Durante a noite, haverá, também, a apresentação do artista Raul Nazário Júnior, cover do cantor Roberto Carlos, que interpretará os grandes sucessos do Rei. Neste dia, em específico, será cobrado um couvert artístico, por mesa.

Para os dois dias da Barraca do Bixiga, o Clube do Trabalhador do Sesi será tomado por 80kg de molho de tomate; 800 pizzas, que serão assadas, respectivamente, em três fornos a lenha; 600 litros de chope e centenas de refrigerantes e água; e 1.300 lugares, distribuídos por 400 mesas.

Por conta de problemas com a demora, em edições passadas, a organização do evento irá inaugurar uma terceira linha de produção. Com isso, estima-se que as pizzas deverão ficar prontas entre 15 e 20 minutos.