Terceira edição da FUÁ será realizada no próximo domingo, em Manaus

Manaus – A  terceira edição da Feira Urbana de Alternativas (FUÁ) será realizada na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) no próximo domingo (17), em Manaus. O projeto reúne meio ambiente, cultura e empreendedorismo e tem as atividades baseadas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU em 2015.

Realizado em parceria entre a FAS, CasaCinco e o cantor e compositor Marcelo Nakamura, o FUÁ tem como principal objetivo fomentar um novo pensamento e estimular a melhoria na qualidade de vida.

“O FUÁ vem se posicionando na agenda de Manaus, trazendo um olhar atencioso sobre as pessoas que ajudam a construir a cultura e a arte locais. A FAS se orgulha por abrir suas portas e ajudar nessa redescoberta da vida urbana da cidade, trazendo as pessoas para um diálogo sobre sustentabilidade e a Manaus que queremos”, disse uma das organizadoras do evento, Paula Gabriel.

A terceira edição do FUÁ terá aula de yoga, terapias holísticas, feiras de criatividade, gastronomia, entre outras atividades gratuitas. Sucesso na segunda edição do evento, o FUÁ contará novamente com feira de produtores rurais do Rio Preto da Eva e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro.

“Tivemos uma grande procura por alimentos e repetiremos a feira. Assim, buscamos incentivar a alimentação saudável e apoiar pequenos produtores. Pedimos também que as pessoas tragam suas próprias ecobags, para evitar o uso de sacos plásticos, que geram resíduo”, destacou Sissy Mendes, da CasaCinco.

Na área de conteúdo, às 14h, o FUÁ terá um cinedebate sobre o uso da bicicleta como meio de transporte, com a exibição do documentário Bike Vs. Cars. A atividade é promovida pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da ONU na Amazônia (SDSN-Youth Amazonia) e será no Auditório Lidia Parisotto. Como atrações musicais, se apresentam Daniela Nascimento, Dalton Nunes e Victor Pimentel, além da banda Eletricidade Mabembe. O evento terá ainda exposições de Ítalo Castro, Kerolayne Keblim e Regina Rabelo (artes plásticas), César Alcon, Rakel Caminha e Romahs Mascarenhas (design e artes gráficas), e João Paulo Machado e Thais Tabosa (fotografia).

A entrada do evento será um quilo de alimento não-perecível. As doações serão destinadas à ONG Raio de Sol, que apoia crianças e adolescentes com doenças no sangue, e serão realizadas em parceria com a organização do Malaba Jam Festival.

Todos os resíduos gerados pelo evento serão coletados pela Associação de Reciclagem e Preservação Ambiental (Arpa).