Tradições dos povos da Amazônia no palco do Teatro Amazonas

A montagem 'Ritos Amazônicos' , que tem direção de Conceição Souza, terá encenação nesta quinta-feira (8), às 20h, no Teatro Amazonas

Da Redação

Manaus – As tradições dos povos que vivem na Amazônia servem de fonte de inspiração para o espetáculo que o Balé Folclórico do Amazonas apresenta nesta quinta-feira (8), às 20h, no Teatro Amazonas. ‘Ritos Amazônicos’ reúne elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas, o cotidiano dos ribeirinhos e as danças típicas amazônicas numa montagem de movimento, cores e música. para plateia e frisas a entrada custa R$ 50; os demais assentos são livres. O espetáculo tem classificação indicativa livre.

No segmento das danças amazônicas, o espetáculo resgata expressões tradicionais como a desfeiteira, dança lúdica de origem portuguesa que ganhou espaço na cultura popular do Amazonas (Foto: Divulgação/SEC)

Com direção de Conceição Souza e direção assistente de Magda Carvalho, a montagem explora elementos diversos da tradição dos povos da Amazônia. “Temos a iniciação do menino indígena, o solo de canto geral da índia, o dia a dia dos pescadores e caboclos, as danças folclóricas tradicionais”, enumera Conceição, exemplificando algumas cenas da produção.

No segmento das danças amazônicas, o espetáculo resgata expressões tradicionais como a desfeiteira, dança lúdica de origem portuguesa que ganhou espaço na cultura popular do Amazonas. Outras são o maçariquinho, comum nos Estados do Norte e do Nordeste, com movimentos em ritmo de carimbó; e o camaleão, dança em que os pares executam passos distintos.

Embalando a coreografia, executada no palco por 24 bailarinos, com duração aproximada de 40 minutos, o espetáculo conta com a participação ao vivo do percussionista Tércio Macambira. A trilha sonora tem ainda composições conhecidas do cancioneiro amazonense, enriquecendo a apresentação com suas histórias e sua representatividade cultural.