UEA promove bate-papo literário com Milton Hatoum nesta sexta-feira

Manaus – Para ajudar os alunos a conhecer melhor a obra ‘Dois Irmãos’, o escritor amazonense Milton Hatoum ministra uma palestra nesta sexta-feira (26), às 9h, na Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Djalma Batista, 3578, Flores. O evento será transmitido ao vivo através do canal Pré-Calouro, no YouTube, e é uma realização da UEA, através do programa Pré-Calouro.

Para participar da palestra, os interessados devem se inscrever pelo email ueaprecalouro@gmail.com, de hoje (22) até quinta-feira (25). Os alunos que se inscreverem via email vão receber certificado de participação.

Durante a palestra, Milton Hatoum vai conversar com o professor do Pré-Calouro da UEA, João Batista Gomes sobre a sua história de vida e a obra ‘Dois Irmãos’, além de responder perguntas dos alunos.

A ideia inicial era somente gravar um vídeo explicando sobre o romance, mas Milton propôs conversar pessoalmente com os alunos. “Já estava programado para eu ir a Manaus gravar um documentário e surgiu o convite do professor. Acho super importante esse contato direto com os alunos. Sempre estudei em escola pública e acho válido trocar ideias sobre a estrutura do romance”, disse o escritor Milton Hatoum.

João Batista Gomes destacou ainda que para o Vestibular 2016, acesso 2017 a banca organizadora estabeleceu duas leituras obrigatórias: ‘Caramuru’, de José de Santa Rita Durão, e ‘Dois Irmãos’, do Milton Hatoum.

O romance ‘Dois Irmãos’, publicado em 2000 e autoria de Milton Hatoum, conta a história da relação conturbada entre dois irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, em uma família de origem libanesa que vive em Manaus. A obra também serviu de inspiração para a Rede Globo que gravou a minissérie ‘Dois Irmãos’, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A minissérie está prevista para ser exibida em janeiro de 2017.