Veja os filmes candidatos à indicação do Brasil para o Oscar 2019

Ao todo foram selecionados 22 produções, sendo 18 ficções e 4 documentários e o anúncio do escolhido pela Comissão Especial de Seleção será feito no dia 11 de setembro

Estadão Conteúdo / redacao@diarioam.com.br

São Paulo – Recomeça a novela da corrida para o Oscar, agora a edição 2019. A Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura divulgou a lista dos filmes habilitados para concorrer à indicação para o Oscar pelo País.

A lista mistura documentários e ficções. Na categoria de melhor filme estrangeiro, a Academia privilegia a segunda categoria. Os filmes selecionados projetam uma visão bastante diversidade do Brasil (e seus problemas ou personagens). Talvez não seja mera coincidência que, nesta fase de empoderamento feminino, os melhores sejam filmes dirigidos, ou codirigidos, por mulheres – Aos Teus Olhos, Paraíso Perdido, Benzinho (coescrito pela atriz Karine Teles), As Boas Maneiras, Alguma Coisa Assim, O Animal Cordial, Como É Cruel Viver Assim.

O filme ‘Entre Irmãs’ está na lista (Foto: Divulgação)

A velha questão – são filmes com cara de Oscar, seja lá o que isso representa. A categoria de filme estrangeiro tem sido uma caixinha inesgotável de surpresas. Destacam-se dois filmes de gênero (As Boas Maneiras e O Animal Cordial) e Benzinho, que hoje levaria o voto do repórter. The best.

Mas o melhor dos melhores, o melhor filme brasileiro do ano, não está entre os habilitados a pleitear a indicação do Brasil. É Arábia, de Affonso Uchoa e João Dumans, com seu olhar para a casa trabalhadora. Arábia pode ser um filme miúra, pequeno, mas a imprensa especializada dos EUA colocou-o nas nuvens. No quadro de cotações de Film Comment, Arábia está mais estrelado que o céu brasileiro.

Ao todo foram selecionados 22 produções, sendo 18 ficções e 4 documentários e o anúncio do escolhido pela Comissão Especial de Seleção será feito no dia 11 de setembro.

A festa do Oscar está marcada para o dia 24 de fevereiro, em Los Angeles, e o Caderno 2 estará lá novamente para fazer a cobertura do evento.

Confira a lista completa dos filmes selecionados:

Além do Homem (Direção: Willy Biondani)

Alguma Coisa Assim (Direção: Mariana Bastos e Esmir Filho)

O Animal Cordial (Direção: Gabriela Amaral Almeida)

Antes Que Eu Me esqueça (Direção: Tiago Arakilian)

As Boas Maneiras (Direção: Julia Rojas e Marco Dutra)

Aos Teus Olhos (Direção: Carolina Jabor)

Benzinho (Direção: Gustavo Pizzi)

Canastra Suja (Direção: Caio Sóh)

O Caso do Homem Errado (Direção: Camila de Moraes)

Como é Cruel Viver Assim (Direção: Julia Rezende)

Dedo na Ferida (Direção: Silvio Tendler)

O Desmonte do Monte (Direção: Sinai Sganzerla)

Encantados (Direção: Tizuka Yamazaki)

Entre Irmãs (Direção: Breno Silveira)

Ferrugem (Direção: Aly Muritiba)

O Grande Circo Místico (Direção: Cacá Diegues)

Ex-Pajé (Direção: Luiz Bolognesi)

Não Devore Meu Coração (Direção: Felipe Bragança)

Paraíso Perdido (Direção: Monique Gardenberg)

Talvez Uma História de Amor (Direção: Rodrigo Spada Bernardo)

Unicórnio (Direção: Eduardo Nunes)

Yonlu (Direção: Hique Montanari)