Virada Sustentável Manaus abre inscrições para voluntários

Manaus – As inscrições para voluntários da segunda edição da Virada Sustentável Manaus, que será realizada entre os dias 9 e 10 de julho em diversos praças e parques da cidade, estão abertas. Artistas, instituições e coletivos também poderão inscrever atividades para a programação do evento. O prazo do cadastro termina no dia 10 de junho e pode ser feito por meio do site: http://viradasustentavel.com/vs2016/manaus/.

Segundo a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel, o lançamento do edital de voluntários e atividades foi realizado nesta quinta-feira (19). Ela ainda destaca que a meta desse ano é atingir um número maior de voluntários e de atividades inscritas. No ano passado, foram 500 pessoas que colaboraram enquanto 150 ações fizeram parte da programação.

“Qualquer pessoa pode inscrever uma atividade para a programação. Você tem um grupo de teatro com amigos e quer realizar esse teatro em um parque. Você se veste de palhaço e faz atividades com crianças. Tudo pode, pois é um evento que visa atingir crianças, jovens, adultos e idosos. Já os voluntários serão os nossos parceiros nas áreas de Administração, Engenharia, Financeira, Comunicação, Artes, Cinema, Fotografia, Pedagogia e Biologia”, explicou a coordenadora.

A segunda edição da Virada será realizada por meio de oficinas, rodas de conversas, debates, yoga, distribuição de mudas, entre outras, em diferentes locais da cidade, com o objetivo de mostrar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

“Os locais que serão realizadas as atividades ainda vamos fechar, pois precisamos ainda formar parcerias com algumas secretarias, mas o nosso objetivo desse ano é conseguir atingir diferentes zonas da cidade, principalmente os bairros que não têm eventos com temas da sustentabilidade”, comentou Paula.

Falando do surgimento do evento em terras manauaras, a coordenadora relata que Manaus foi a segunda cidade, ficando atrás apenas de São Paulo, que começou a realizar a programação. De acordo com ela, a população será muito beneficiada com a realização da segunda edição da virada.

“É um evento que acontece em São Paulo desde 2011 e Manaus foi a primeira depois deles a fazer isso. A virada tem o objetivo de ser um canal  para que as pessoas possam cuidar mais da cidade. A população vai se beneficiada, pois muitas das vezes moramos perto de uma praça e não damos valor, não sabemos cuidar dela”, destacou a coordenadora, informando que na edição do ano passado o público estimado foi de aproximadamente 8 mil pessoas.

A Virada Sustentável Manaus 2016 será realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com o Conselho Criativo. Segundo Paula, a iniciativa também conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente  (Semas); da Secretaria de Estado de Cultura (SEC); e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

“A primeira edição do evento foi um sucesso. Queremos que este ano a Virada cresça, atingindo mais instituições e pessoas”, finalizou a coordenadora.