AO VIVO: Deputados votam nesta manhã projeto do governo Melo que aumenta imposto

Da Redação / portal@d24am.com O Projeto de Lei encaminhado pelo governador José Melo (PROS) aumenta em 2% a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de dezenas de produtos, entre eles a gasolina e o óleo diesel

Foto: Asafe Augusto

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (29), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), acontece a votação do Projeto de Lei encaminhado pelo governador José Melo (PROS), que aumenta em 2% a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de dezenas de produtos.

Entre os produtos que terão aumento de impostos  estão combustíveis líquidos e gasosos derivados ou não de petróleo, exceto querosene e gasolina de aviação e gás de cozinha;  óleo diesel,  cigarros, bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e chope;  perfumes, produtos de beleza ou de maquiagem,  barcos de recreio, esporte ou lazer;  veículos automotores terrestres nacionais com capacidade superior a 2.000 centímetros cúbicos, televisão por assinatura e concentrados e extrato para bebidas não alcoólicas.

O PL foi adiado no último dia 23 e metade dos deputados se mostrou contra. Os empresários também estiveram na ALE para fazer pressão contra o projeto. A maioria deles falou em desemprego e fechamento de empresas, em caso de aprovação.

Nove deputados afirmaram que vão votar contra o projeto: Alessandra Campêlo (PMDB), Vicente Lopes (PMDB), Wanderley Dallas (PMDB), Augusto Ferraz (DEM), Bosco Saraiva (PSDB), José Ricardo (PT), Luiz Castro (REDE), Dermilson Chagas (PEN) e Serafim Corrêa (PSB).