Assembleia Legislativa do AM tem pedido para abrir CPI no recesso

Pedido do deputado Platiny Soares visa apurar as contratações sem licitação do governo Amazonino Mendes. Após ser apreciado pela procuradoria da ALE, a presidência tomará a decisão

Da Redação

Manaus – Em recesso parlamentar, os deputados estaduais do Amazonas poderão ter que interromper as férias para atender uma convocação extraordinária, que visa à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito das Licitações (CPI- Licitações). A solicitação foi protocolada, nesta quarta-feira (18), pelo deputado Platiny Soares (PSB) na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Antes do recesso, o pedido de instalação da CPI de autoria do deputado Sabá Reis (PR) já havia obtido as oito assinaturas necessárias.

Pedido de instalação da CPI já obteve as assinaturas necessárias (Foto: Sandro Pereira)

De acordo com o documento, desde que o governador Amazonino Mendes tomou posse, em outubro do ano passado, o número de contratos firmados pelo Estado sem os devidos processos licitatórios já chegam a 300, “incluindo repasse de valores a empresas privadas através de patrocínio, e que também precisam ser explicados”, consta no documento.

“Passei mais de um mês estudando, analisando com calma e imparcialidade as pontuações realizadas dentro da proposta de CPI. Minha intenção é me posicionar de maneira técnica e não política”, afirmou Platiny.

O parlamentar disse, ainda, que o contrato para o fornecimento de alimentação dos presídios está praticamente no final da sua vigência e que não há qualquer movimento do governo para a abertura de processo licitatório. “É um grande contrato e já existem boatos de que não irão realizar licitação. Isso lesa a ampla concorrência, beneficiando apenas uma empresa”.

Para o parlamentar, também são alvos de suspeição o contrato sem licitação no valor de R$ 14 milhões, firmado pelo governo com a empresa Embrasil, para a administração do Centro de Detenção Provisório Masculino (CDPM 2) e o aditivo ao contrato com a empresa Thomas Greg & Sons Gráfica e Serviços, Indústria e Comércio que soma o montante de R$ 11 milhões.

O requerimento assinado por Platiny foi apresentado à Presidência da Assembleia Legislativa, que deve ser apreciado pela Procuradoria da Casa e após os trâmites internos deve ser despachada pelo presidente, deputado David Almeida (PSB).

Assembleia Legislativa do Amazonas avalia suspender recesso e instalar CPI

Assembleia Legislativa do Amazonas avalia suspender recesso e instalar CPI. #d24amSaiba mais: http://d24am.com/politica/assembleia-legislativa-do-am-tem-pedido-para-abrir-cpi-no-recesso

Posted by D24am on Thursday, July 19, 2018