Choy lidera pesquisa para eleição na OAB-AM

Levantamento do Instituto Diário de Pesquisa aponta o atual presidente da seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil com 53,3% das declarações de voto

Álisson Castro / redacao@diarioam.com.br

Manaus – Pesquisa realizada pelo Instituto Diário de Pesquisa (IDP) mostra que, se a eleição para a presidência da seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) fosse hoje, o candidato Marco Aurélio de Lima Choy, da Chapa 10, seria eleito com mais da metade dos votos. Na pesquisa em que os entrevistadores apresentam os nomes dos candidatos (estimulada), ele teve 53,3% das declarações de voto.

Na pesquisa estimulada, o candidato Jean Cleuter Simões Mendonça, da Chapa 20, aparece em segundo lugar, com 35,4% das intenções de voto. O candidato Marcelo Abdon Souto Kizem, da Chapa 30, teve 5,6%. No levantamento, 5,5% ainda estão indecisos e outros 0,2% pretendem votar em branco ou anular o voto.

Marco Aurélio de Lima Choy, da Chapa 10, lidera pesquisa para eleição na OAB-AM (Foto: Raquel Miranda)

A pesquisa, coordenada pelo professor doutor Edmilson de Araújo Silva, foi realizada entre os dias 20 e 23 deste mês, em locais como Fóruns de Justiça, Sede da OAB, e escritórios advocatícios localizados nas seis zonas geográficas de Manaus. As entrevistas ocorreram pessoalmente, com o uso de celulares, e através de ligações telefônicas. Foram entrevistados 602 eleitores/advogados que, ao serem abordados na pesquisa, afirmaram que votariam na eleição marcada para ocorrer nesta quarta-feira (28).

A técnica de amostragem utilizada foi a Amostra Aleatória Simples sem reposição, sendo que a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança a 95%.

O levantamento mostra que Mendonça tem a menor rejeição: 7,8% disseram que não votariam nele de maneira nenhuma, contra 15,1% de Choy e 17,8% de Kizem. Os entrevistados também responderam sobre se o vice das chapas tem influência no voto. No total, 70,1% disseram não, contra 27,6% de sim.

O levantamento do IDP também perguntou aos advogados como eles avaliam a administração da atual gestão da seccional da OAB-AM.

Sobra a atual gestão da OAB-AM, 27,6% consideram ótima, 42,2% boa, 22,4% regular, 4,2% ruim e 2,5% péssima, além de 1,2% que não souberam ou não opinaram.

A eleição para a OAB-AM triênio 2019-2021 ocorrerá no horário das 9h às 17h. A votação é obrigatória e o advogado que não votar deverá pagar multa que corresponde a 20% do valor da anuidade, em torno de R$ 160,00. Atualmente, 6,5 mil advogados e advogadas estão aptos a votar.

O matemático e consultor estatístico Edmilson Silva disse que a pesquisa é semelhante à realizada para eleições. “Dos 6.500 advogados aptos a votar, fizemos uma amostra e esta amostra representa o total de eleitores aptos a votar. Estivemos em fóruns e fizemos entrevistas por telefone, de forma aleatória, independente de qual escritórios fazem parte”, explicou.

Função

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a entidade responsável por representar e regulamentar os advogados em todo o País. Nos Estados, a ordem mantém as seccionais que atuam em cada área territorial. Além da atuação diretamente com os advogados, a OAB ainda tem atuação social e política.

De acordo com definição da própria Ordem, a entidade tem entre suas funções sociais “defender a Constituição Federal (CF), a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito, os direitos humanos, a justiça social, bem como pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas. Compete também à OAB promover a representação, defesa, seleção e disciplina dos advogados em todo o País”.

Além do presidente, também serão escolhidos no pleito os conselheiros seccionais efetivos e suplentes, os conselheiros federais efetivos e suplentes, além dos membros da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas.

Eleição/OAB-AM – Pesquisa estimulada

Chapa 10: Presidente Marco Aurélio Lima Choy – 321 votos (53,3%)
Chapa 20: Presidente Jean Cleuter Simões Mendonça – 213 votos (35,4%)
Chapa 30: Presidente Marcelo Abdon Souto Kizem – 34 votos (5,6%)
Votaria em branco/Anularia – 1 (0,2 %)
Não sabe / Indeciso – 33 (5,5%)