Em Manaus, Maia critica benefícios fiscais, mas diz que defende a ZFM

Rodrigo Maia, que atualmente preside a Câmara dos Deputados, cumpre agenda na capital do Amazonas, nesta sexta-feira, para falar sobre as propostas dele como pré-candidato à Presidência da República

Asafe Augusto / redacao@diarioam.com.br

Manaus – O deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato à Presidência da República, participou de um evento na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) recebeu, nesta sexta-feira (11). Maia, que cumpre agenda em Manaus, afirmou que é um crítico de incentivos fiscais, mas que defende a Zona Franca de Manaus (ZFM), “há muitos anos”.

Maia cumpre agenda em Manaus como pré-candidato à Presidência da República (Foto: Pablo Trindade)
Rodrigo Maia afirmou que vai levar todas as demandas da indústria do Amazonas à Câmara e olhar com atenção as questões que envolvem a ZFM. “Eu tenho votado sempre com a Zona Franca de Manaus. A cidade eu conheço bem, agora estou conhecendo melhor a ZFM, com muita felicidade. Defendo há muitos anos o papel da ZFM no desenvolvimento da região Norte, respeitando a preservação ambiental. Esse é um bom exemplo de um incentivo fiscal dado que gera um resultado importante na geração de renda, emprego e na preservação do meio ambiente”, comentou.

Maia declarou que apesar de ser um crítico em relação à concessão de benefícios, a Zona Franca tem se mostrado eficiente e impactado positivamente na região Norte.

“Sou um crítico de incentivos e benefícios quando. Muitas vezes, eles são dados e não são fiscalizados. Não se sabe se eles têm impacto na vida da população. No caso da Zona Franca, não tenho dúvida nenhuma. Foi um acerto dos governos brasileiros e alguns anos atrás votamos uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que prorroga a ZFM”, afirmou.

De acordo com Maia, agora, é preciso ter a coragem de enfrentar o reinício do governo brasileiro, trabalhando pela redução das despesas e burocracias para atividades meio, e enxergar o Estado como um todo.

“Investir em educação, pois é um absurdo ter milhões de jovens que não estudam e trabalham. O Brasil precisa, de forma integrada, melhorar a qualidade do ensino investindo em creches, em ensino Médio profissionalizante, mas que os alunos saiam direto para o mercado de trabalho”, disse.

Além disso, ele defendeu a melhoria da saúde nos municípios do interior, com mais investimentos. Maia também afirmou que é necessário melhorar a segurança pública, que, segundo ele, é um grande eixo de preocupação dos estados e municípios. “A violência tem sido grande em todos os estados brasileiros e ela afugenta os investimentos e a geração de emprego. A gente precisa ter condições, de forma integrada, para trabalhar com essas três questões, saúde, educação e segurança, dando condições para o setor privado cumprir o seu papel”, concluiu.

O senador Omar Aziz (PSD) disse que considera importante a interlocução entre empresários e parlamentares e exaltou o trabalho da bancada amazonense em Brasília. “Apesar de sermos poucos, somos presentes e guardiões da Zona Franca. Nós estamos segurando essa ZFM em mais de 50 anos com apenas oito deputados federais”, afirmou, ressaltando que, na visão dele, Maia será a melhor opção para o Amazonas. “Rodrigo Maia é jovem, renovador, e tem espírito jovem público para dirigir a nação brasileira e já mostrou isso como presidente da Câmara dos Deputados. O Rodrigo é uma pessoa preparada”, destacou.

O senador também chamou atenção para os investimentos em minério no Estado. “O Rio Negro está sendo explorado clandestinamente e estão tirando riquezas do Brasil. Temos minérios suficientes para usar na produção do produto final. Quando se diz que os políticos não criaram uma alternativa, não é bem verdade isso. Não foram criadas as alternativas porque as leis ambientais são muito rigorosas. Temos condições de resolver nossos problemas internos, e eles passam pela boa vontade da Câmara e o Rodrigo é um homem preparado para isso, e tem disposição”, completou.

Segundo o deputado federal Pauderney Avelino (DEM), a visita de Maia a Manaus é importantes para que as demandas dos Amazonas sejam apresentadas com clareza aos presidenciáveis. “É importante recebermos a visita de um deputado que é o presidente da Câmara e comanda a agenda das reformas do Brasil. Precisamos reparar os maus tratos, e o Rodrigo está à frente do processo para conduzir as reformas unindo a esquerda, centro e direita”, afirmou.

Também estavam presentes os deputados federais Silas Câmara (PRB), Gedeão Amorim (MDB), Conceição Sampaio (PSDB) e Alfredo Nascimento (PR).