Juiz Marco Antônio vai decidir sobre a petição do PT

A petição estava com o juiz do TRE Abraham Filho que encaminhou ao magistrado Marco Antônio, que analisa a regularidade da coligação que tem como candidato a governador David Almeida

Álisson Castro

Manaus – A petição ingressada pela Executiva do PT no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amazonas para que o diretório estadual do partido coligue ao PCdoB para apoiar a reeleição da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) está sob análise do juiz do tribunal Marco Antônio Pinto da Costa.

A petição é de autoria da presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Até as 11h desta quinta-feira (16), a petição estava no gabinete no juiz do TRE Abraham Peixoto Campos Filho que, por prevenção, encaminhou ao magistrado Marco Antônio, este último, relator que analisa a regularidade da coligação ‘Renova Amazonas’ que tem como candidato a governador o deputado estadual David Almeida (PSB).

Diz o despacho do juiz Abraham: “Cuida-se de petição formulada pelo Diretório Nacional do PT em que requer providências para que seja observada a deliberação da Convenção Eleitoral do partido, no sentido de que a coligação majoritária da qual participará o PT neste Estado deverá incluir o PCdoB e contará com a candidatura de Vanessa Grazziotin para o Senado. Pelo exposto, remeta-se a presente petição ao Juiz Marco Antônio Pinto da Costa, relator do RCand 22609, referente ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP) da Coligação Majoritária Renova Amazonas, a qual o Partido dos Trabalhadores (PT) integra”.

No processo que trata da coligação ‘Renova Amazonas’ foi anexada aos autos uma “identificação de possível dissidência partidária” que indica a coligação para disputar os cargos de governador e senador entre os partidos PT e PCdoB, com exclusão de outros partidos como o PSB, do candidato David Almeida.

Ainda na tramitação do processo, o juiz Marco Antônio publicou uma certidão que “dispõe sobre a escolha e registro de candidatos para as eleições gerais 2018, que está tramitando no sistema de Processo Judicial Eletrônico, autos de RCAND n. 0600978-78.2018.6.04.0000 – Coligação ‘O Povo Feliz de Novo’, composta pelas agremiações 13-PT e 65-PC do B, sob a relatoria da Juíza Ana Paula Serizawa”.

Nesta quinta, a REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇAO (RDC) informou que a decisão de qual candidato a governador do Amazonas terá o apoio do PT será definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que analisará uma petição da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O instrumento questiona a coligação entre o partido e o PSB, que excluiu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) da disputa pela reeleição ao Senado Federal. No último dia 5, a convenção estadual do PT no Amazonas decidiu apoiar a candidatura do deputado estadual David Almeida (PSB) ao governo.