No Amazonas, eleição do PT vai para decisão no segundo turno

Em Manaus, existem quatro zonais do PT e elas também terão segundo turno. Em duas zonais, a disputa Será entre os candidatos da chapa de José Ricardo/Waldemir José contra a chapa de Valdemir Santana

Asafe Augusto / portald24am@gmail.com

Foto: Sandro Pereira

Manaus – A escolha dos novos diretórios zonais da capital e presidência municipal do Partido dos Trabalhadores, em Manaus, (PT) para os próximos dois anos, será feita apenas no segundo turno, já que, no Processo de Eleição Direta (PED), realizado no último final de semana, não ficou definido o nome do novo comandante do diretório de Manaus onde, de acordo com o partido, 2,6 mil filiados votaram.

Para que os presidentes de qualquer chapa fossem eleitos, sem a necessidade de segundo turno, era necessário que o candidato tivesse 50% mais um dos votos. Como isso não aconteceu, a decisão acontecerá no próximo dia 30 de abril.

Quem conseguiu ficar no páreo da disputa de presidente Municipal do PT foi o ex-vereador Waldemir José, da chapa ‘Mensagem ao Partido: Muda PT’, que concorre com a candidata da chapa ‘Avança Manaus’, Odimar Guimarães.

Em Manaus, existem quatro zonais do PT e elas também terão segundo turno. Em duas zonais, a disputa Será entre os candidatos da chapa de José Ricardo/Waldemir José contra a chapa de Valdemir Santana. Nas outras duas zonais será uma com os candidatos da chapa do Sinésio contra Waldemir Santana, e a outra será o candidato da chapa José Ricardo/Waldemir José versus os candidatos da Gilza Batista/João Pedro.

Na eleição deste fim de semana, também foi escolhido o percentual de delegados estaduais que cada chapa obteve. O resultado ainda estava sendo apurado. Esses delegados participarão do Congresso Estadual do Partido, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de maio. Nesse encontro, somente eles poderão participar e escolherão o presidente do Diretório Estadual.

De acordo com informações do Partido dos Trabalhadores, todos os votos do interior do Amazonas ainda não foram apurados e o resultado pode vir, nesta terça-feira, porém, o candidato a presidente estadual deputado Sinésio Campos está na frente da disputa para obter o maior número de delegados. Ele encabeça a chapa ‘Partido é para todos’, que tinha o vereador Sassá da Construção, que não foi para o segundo turno, como candidato à presidência municipal.

Além dessa, em Manaus, foram inscritas as seguintes chapas: ‘Mensagem ao Partido:  MudaPT’, com o deputado José Ricardo Wendling, candidato a presidente estadual, e o ex-vereador Waldemir José, a presidente municipal.

E para presidente Nacional, o senador Lindbergh Farias (RJ); a ‘Muda Partido’, com a candidata Ana Cláudia Chaves para presidente estadual e professor Delfino para presidente municipal, essa chapa tem o apoio do ex-deputado federal Francisco Praciano e também apóia o senador Lindbergh; a ‘Compromisso com o povo – Avança CNB’, vem com o candidato a municipal, professor Otoni, Gilza Batista para Estadual e senadora Gleisi Hoffmann (PR) para presidente Nacional e, por fim, a chapa ‘Avança Amazonas’ traz os candidatos à reeleição Valdemir Santana para estadual e Odimar Guimarães para municipal, com ‘Avança Manaus’, que também apóia a senadora Gleisi.

Comentários via Facebook