Presidente do TRE-AM defende eleições limpas: ‘fake news preocupam’

O desembargador João Simões, em entrevista à REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO, falou sobre os principais temas que cercam as eleições deste ano

Asafe Augusto

Manaus – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, concedeu entrevista ao programa Diário da Manhã, da RÁDIO DIÁRIO, na manhã desta quinta-feira (26), e falou sobre alguns dos principais temas que cercam as eleições deste ano para deputados, senadores e governador.

Desembargador João Simões, presidente do TRE-AM (Foto: Sandro Pereira)

Ele defendeu a imprensa livre, sem censura, mas ressaltou a preocupação com os fake news (notícias falsas), que, segundo ele, podem prejudicar o pleito.

“A imprensa deve ser livre, não se pode censurar a informação, esse é um direito dos cidadãos e dos meios de comunicação. Mas eu desejo que essa eleição seja limpa, e que as pessoas possam escolher de forma consciente os seus representantes”, disse.

O desembargador afirmou que, apesar das peculiaridades no Amazonas, os preparativos para a eleição deste ano estão seguindo o cronograma previsto, sem qualquer problema. “O TRE, além do quadro de servidores, o nosso Plenário e demais juízes já trabalha nos preparativos dessa eleição que será a maior do Brasil e no Amazonas mais de 2,4 milhões vão votar. É um desafio muito grande. Mas trabalhando ativamente e tudo está em dia”, comemorou.

O desembargador afirmou que está atento aos gastos de campanha para não desequilibrar a disputa entre os candidatos. “Nós temos uma equipe muito grande de fiscalização. Estamos de olho. Este ano, a cada recurso, em até 72h o candidato é obrigado a fazer o registro dos seus recursos na justiça eleitoral. Se ele fizer uma despesa superior ao que declarou, nós vamos verificar”, afirmou.

Simões informou que o primeiro turno vai custar R$ 15 milhões, e o segundo turno R$ 7,5 milhões.

Em entrevista ao Diário da Manhã, Presidente do TRE/AM promete combater as "Fake News" nas eleições deste ano.

Em entrevista ao Diário da Manhã, Presidente do TRE/AM promete combater "Fake News" nas eleições deste ano. #d24amSaiba mais: http://d24am.com/politica/em-combate-as-fake-news-facebook-retira-do-ar-contas-ligadas-ao-mbl

Posted by D24am on Thursday, July 26, 2018