Robério Braga sai e Denilson Novo assume a Secretaria de Cultura

Novo foi anunciado nesta segunda-feira (2) por Amazonino Mendes. Robério Braga já estava há 20 anos como titular da pasta

Da redação/ redacao@diarioam.com.br

Manaus – Na tarde desta segunda-feira (2), o governador eleito, Amazonino Mendes, anunciou que o novo secretário de Cultura do Estado (SEC) é Denilson Novo, que assume no lugar de Robério Braga. Robério já estava há 20 anos como titular da pasta.

O novo secretário de Cultura tem 38 anos e é formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Amazonas. Denilson Novo tem 17 anos de carreira dedicados à produção, roteiro e direção de vídeos publicitários, documentários e programas televisivos nacionais e internacionais sobre a Amazônia, além da atuação como músico e produtor cultural.

Denilson Novo foi anunciado para a pasta nesta segunda (Fotos: Divulgação e Nathalie Brasil/ Arquivo)

No currículo, traz a idealização e fundação do Pirão AM, em novembro de 2013, movimento cultural independente, formado inicialmente por artistas do segmento musical, visando à democratização da cena independente produzida no Amazonas.

Guitarrista fundador da banda amazonense ‘Os Tucumanus’, também atuou como apresentador de programas de TV, entre eles Zappeando, da Rede Amazônica e Amazon Sat, de 2001 a 2003 e de 2007 a 2009; Nova Amazônia, exibido na TV Brasil nacional e TV Cultura do Amazonas, entre 2012 e 2014.

Entre outros destaques na carreira, também é fundador, produtor e apresentador do programa Trajetória, projeto independente voltado às questões culturais e turismo não-convencional da Amazônia, exibido de 2005 a 2007 no canal local da Vivax, TV Ufam e Amazon Sat. Também foi repórter especial para o Fantástico sobre a Ciranda de Manacapuru e Forró de Manaus.

Novo também foi chefe da Divisão de Marketing e Publicidade na Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), Prefeitura de Manaus, entre 2010 e 2012.