TRE-AM adia conclusão de processo contra Melo para próxima semana

Por Álisson Castro


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) adiou para a próxima semana o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que avalia pedido de cassação de mandato do governador do Amazonas José Melo (Pros) e do vice-governador Henrique Oliveira. Na sessão desta segunda-feira (11), o juiz Henrique Veiga pediu vista dos autos para analisar o caso e prometeu retornar o voto vistas dele na terça ou quarta-feira da próxima semana.

Dos sete membros do tribunal, quatro já manifestaram votos favoráveis à cassação do mandato e o juiz Abraham votou pelo improcedência da ação. Entre os juízes que já votaram pela cassação, está Henrique Veiga, que pediu vista dos autos na sessão desta segunda-feira.

Ainda nesta segunda, o tribunal concedeu  tempo para os advogados da coligação ‘Renovação e Experiência’ e do governador e vice-governador se manifestarem sobre o voto do juiz Abraham, que citou a necessidade do processo ter mais representados para ser válido além de que o governador e vice não poderiam ser punidos pelo mesmo fato duas vezes.

Em janeiro deste ano, ambos foram cassados baseado em acusações do caso conhecido como ‘Nair Blair”.

O relator do processo, desembargador João Simões contestou as teses de Abraham e ratificou o voto pela cassação dos mandatos.