Tribunal Regional Eleitoral vai decidir sobre aliança do PT e PCdoB

Documento da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, junto ao TRE, cobra a aliança com o PCdoB para o Senado Federal, com base na legislação eleitoral

Álisson Castro

Manaus – A decisão de qual candidato a governador do Amazonas terá o apoio do PT será definida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que analisará uma petição da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. O instrumento questiona a coligação entre o partido e o PSB, que excluiu a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) da disputa pela reeleição ao Senado Federal. No último dia 5, a convenção estadual do PT no Amazonas decidiu apoiar a candidatura do deputado estadual David Almeida (PSB) ao governo. A definição terá impacto no tempo da propaganda eleitoral das coligações.

PCdoB formalizou, nesta quarta- feira (15), a candidatura da ex-vereadora Lúcia Anthony (e) para o governo e da senadora Vanessa Grazziotin para o Senado. (Foto: Jimmy Geber)

O embate entre a direção dos partidos no Amazonas se acirrou após documento ingressado no TRE, na noite de segunda-feira (13), sustenta que “a diretriz nacional formulada é de que seja incluído na coligação o Partido Comunista do Brasil do Amazonas, (PCdoB/AM), porque Vanessa Grazziotin é a candidata ao Senado apoiada pelo PT e (…) por decorrência legal, a coligação majoritária da qual participará o PT deverá conter o PCdoB, sob pena de sua inviabilidade”, consta no documento.

Em outro trecho é afirmado que a Executiva Nacional do PT anulou “parcialmente” a convenção realizada pelo diretório estadual do PT por não obedecer determinação superior.

“A fim de aclarar sobre a deliberação partidária na esfera nacional, evidencia-se que a Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, em reunião realizada no dia 8 agosto de 2018, anulou parcialmente a Convenção Eleitoral do PT-AM, realizada no dia 5 de agosto, para determinar que a coligação para eleição a cargos majoritários será composta pelo Partido dos Trabalhadores/AM e o Partido Comunista do Brasil/AM, tendo Vanessa Grazziotin, do PCdoB/AM, como candidata ao cargo de Senadora da República”.

A petição está em tramitação no TRE e foi encaminhada ao gabinete do juiz Abraham Peixoto Campos Filho.

O presidente estadual do PCdoB, Eron Bezerra, afirma que a petição se trata de um comunicado que formaliza a anulação parcial da convenção e sustenta não haver necessidade de decisão do TRE.

Ainda nesta quarta-feira (15), minutos antes do prazo final para inscrição dos candidatos as 19h, o PCdoB registrou a chapa para disputar a eleição. Na disputa pelo governo do Estado, o partido apresentou o nome da ex-vereadora Lúcia Anthony e, como vice-governador, o sindicalista Altemir Caetano. Na disputa pelo Senado Federal o partido terá a senadora Vanessa Grazziotin que tentará a reeleição em uma acirrada disputa no Estado.

Eron Bezerra disse que a coligação na disputa pelo governo e a candidatura da Vanessa unirá, na mesma coligação, os partidos PCdoB e PT com a denominação ‘O Povo Feliz de Novo’, a mesma utilizada pela coligação de apoio à candidatura à Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bezerra disse que parte da decisão da convenção do PT em não apoiar formalmente Vanessa para o Senado foi anulada. Sobre o assunto, o presidente estadual do PT, deputado estadual Sinésio Campos, preferiu não entrar em detalhe.

“A decisão nacional do PT não foi cumprida que é coligar com o PSB para governo e com o PCdoB para o Senado. Esta diretiva não foi cumprida e é com base nisto que houve a anulação de parte da convenção do PT estadual para que seja incluído o nome da Vanessa na chapa e isto não foi cumprido, então não restou à direção nacional de retirar o PT da coligação de apoio à candidatura do David Almeida”, disse Eron Bezerra.

Já Sinésio Campos afirmou que o partido manterá a coligação para apoiar David Almeida e orientará a militância a apoiar a candidatura ao Senado de Vanessa Grazziotin, de maneira “informal”. “Nossa candidata ao Senado será a senadora Vanessa Grazziotin”, disse o deputado.

TRE vai decidir sobre aliança entre PT e PCdoB

TRE vai decidir sobre aliança entre PT e PCdoB. #d24amSaiba mais: http://d24am.com/politica/tribunal-regional-eleitoral-vai-decidir-sobre-alianca-do-pt-e-pcdob

Posted by D24am on Thursday, August 16, 2018