Amazonas terá primeira apresentação do espetáculo ‘A Grande Estreia’

Por Kamilla Vieiralves


Manaus – O teatro é o palco onde tudo é possível e onde a imaginação é a principal ferramenta da credibilidade. Mas, neste sábado (25), a fantasia dará lugar a uma história mais real, com a primeira apresentação do espetáculo ‘A Grande Estreia’, encenado pela Companhia de Teatro Taua-Caá.

A peça conta a história de Lucas Miranda, um ator de teatro prestes a completar 50 anos de carreira. No entanto, após 12 anos distante dos palcos, ele precisa retomar o caminho pelo qual todos os atores passam: as audições.

“É o teatro que fala de teatro”, afirma o ator e diretor Iran Lamego. “O espetáculo mostra esse momento das audições, onde o Luca Miranda conhece outro ator passando pela mesma situação. A partir desse encontro, se desenrola a história”, completa.

O personagem principal é fictício, mas, de acordo com o diretor, a trama traça muitos paralelos com a realidade. Tanto que, a partir da ficção, a companhia homenageia o ator Sandro Medeiros, intérprete do protagonista, por sua trajetória no teatro. “O Sandro tem 61 anos, começou no teatro já adulto e está completando 15 anos de carreira. É uma homenagem ao personagem por seus 50 anos de carreira na ficção, e uma comemoração ao ator”, explica.

‘A Grande Estreia’ é o sétimo espetáculo da Cia. de Teatro Taua-Caá que, desde a sua fundação, em 1997, vem desenvolvendo produções de forma independente, em espaços públicos da cidade. Agora, eles se preparam para inaugurar um espaço próprio, chamado Espaço Teatro de Periferia.

“Nós vamos fazer 20 anos, no ano que vem, e é sempre muito complicado ficar esperando outros espaços, sempre dá algum tipo de problema. Por isso, construí um espaço cênico nos fundos do terreno da minha casa. Já estamos trabalhando lá há cerca de cinco meses, mas será a primeira vez com um espetáculo completo”, adianta Iran Lamego.