Após 12 anos, Natação do AM conquista o ouro no Campeonato Brasileiro

Na categoria infantil, João Pedro Afonso, de 13 anos, conquistou três medalhas de ouro, no Campeonato Brasileiro de Natação, realizado em São Paulo

Natasha Pinto

Manaus – Depois de 12 anos, o Amazonas volta a ter um nadador no topo mais alto do pódio de um Campeonato Brasileiro de Natação, na categoria infantil. O atleta João Pedro Afonso, 13, conquistou, neste último final de semana, em São Paulo, três medalhas de ouro (1.500m livre, 400 medley e 200 medley) e uma de prata (200m borboleta), na volta do Brasileiro de Inverno – Troféu Ruben Dinard de Araújo. A última vez que um nadador do Estado conquistou um brasileiro foi no ano de 2006, com o atleta Daniel Queiroz, nos 200m peito, em São Luís (MA).

João Pedro Afonso surpreendeu a todos e escreveu o seu nome na história do esporte (Foto: Divulgação)

O jovem nadador, de provas de longa duração, não esperava voltar para casa recheado de medalhas e ficou feliz em poder contar com a presença da família no momento. “Não esperava ganhar essa medalha nos 1.500m, é uma prova que não sou tão acostumado a nadar. Mas nos 400m e 200m medley eu já esperava, treinei bastante para elas e contar com a família do lado, deu uma motivação a mais”, comentou.

Sem acreditar no feito histórico, a mãe do jovem nadador acabou surpreendida. Kelly Afonso revelou não acreditar no filho. O principal motivo era o porte físico e estrutura dos adversários. “Quando eu vi o tamanho dos meninos, achava que ele só ia disputar uma final, porque eles eram muito grandes e tinham uma equipe por fora. Eram vários massagistas que cuidavam deles antes e depois das provas”, lembrou.

Agora, João Pedro pretende focar no Brasileiro Estudantil e no Brasileiro de Verão. “Quero me manter no topo”, afirmou.