Empate garante o Abílio na 2ª fase da Copa BR

Partida neste domingo, às 11h, contra o Constelação (RR), na Arena Amadeu Teixeira, terá entrada gratuita

Diogo Rocha/vencer@diarioam.com.br

Foto: Reinaldo Okita

Manaus – Pelo jogo de volta da fase inicial da Copa do Brasil de Futsal Adulto, o Abílio Nery está a um empate da classificação. Depois de derrotar, de virada, por 5 a 3, o Constelação (RR), em Boa Vista, o Abílio recebe o adversário, neste domingo (7), às 11h, na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, com a mesma formação da estreia.

O técnico Joctã Gonçalves acredita que a equipe amazonense deve manter a estratégia do jogo de ida, em Roraima, com intensidade nos lances em quadra e forte marcação. Um vídeo do jogo do Abílio Nery diante do Constelação tem sido analisado para identificar pontos que precisam ser anulados do rival.

“O Constelação precisa de um resultado e tenho certeza que virá de outra forma para Manaus. Mas também não podemos descartar que venham com a mesma proposta de jogo e alterem no segundo tempo. Eles gostam de envolver o adversário e ficam no padrão de se movimentar muito com as bola enfiadas pelo meio”, analisou Gonçalves.

Na 44ª Taça Brasil de Clubes da Primeira Divisão, em Horizonte (CE), em março, o Abílio Nery enfrentou o próprio Constelação e acabou derrotado, por 6 a 2. Para o treinador, a revanche conquistada na Copa do Brasil, com o triunfo sobre a equipe de Roraima, foi possível com a presença de todos os titulares e o maior foco do grupo.

“Teve vários fatores (que levaram à vitória do Abílio), mas nem gosto de ficar falando para não dar ‘gasolina’ ao adversário, que tudo usam para motivar os jogadores deles”, disse Gonçalves, que com a gratuidade na entrada do público para assistir o jogo na Arena espera que o fator casa contribua para um novo triunfo.

O Abílio Nery também estuda fazer algumas mudanças táticas no decorrer da partida. Mas o treinador prefere evitar dar pistas sobre as alterações no time devido aos reforços contratados estarem em processo de regularização. Pelas regras da 1ª edição da Copa do Brasil de Futsal, saldo de gols ou gols fora de casa não valem como critérios de desempate.

Assim, em caso de uma vitória simples do Constelação, pelo jogo de volta em Manaus, a partida decisiva irá para a prorrogação. Se a igualdade na pontuação persistir, a vaga para a segunda fase será definida nos pênaltis.

Nova postura

Com a obrigação de vencer, o técnico da equipe roraimense, Olano Matos, prometeu uma postura diferente no reencontro com o Abílio. Para o comandante do Constelação, o grupo precisa ter confiança e lembrar da vitória, por 6 a 2, pela Taça Brasil, sobre o time de Manaus. Ele acredita que jogadas ensaiadas podem surpreender a equipe anfitriã.

“Vamos ter uma atitude do início ao fim, o que deixamos a desejar no primeiro. Nós não temos alternativa se não for a vitória. Vamos correr atrás, sabemos da equipe deles que é bem qualificada e marca bem, estamos procurando algumas situações em que podemos surpreender eles”, disse Matos, ao site do Globo Esporte Roraima.

Na Copa do Brasil, 24 equipes se enfrentam na primeira fase. Se confirmar a classificação neste domingo, o Abílio Nery irá enfrentar o vencedor dos jogos entre Palmeiras (AC) e Evolution (RO).