Filho de Autazes busca sonho no Jaguar Combat

Amazonense João Vaca treina forte para sair vitorioso no evento de MMA, em março, em Manaus, e ganhar projeção

Da Redação

Manaus – O amazonense João Batista Aquino, 25, se define como “um apaixonado pelo mundo da luta”. Ele descobriu o jiu-jítsu aos 17 anos de idade e nunca mais abandonou a arte suave. Pelo contrário, vem se aperfeiçoando, e atualmente é faixa azul. Há dois anos, ele resolveu investir no MMA e terá a chance, de no próximo mês, dar um salto em sua carreira. O lutador faz parte do seleto grupo de ‘cascas grossas’ do Jaguar Combat, evento de MMA, com o apoio da REDE DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO (RDC), que ocorre no dia 16 de marco, às 19h30, na Arena Amadeu Teixeira, na Avenida Loris Cordovil.

João Vaca enfrentará Kristhian Avatar, pela categoria 70 quilos (Foto: Arquivo Pessoal)

Natural de Autazes, a ‘Terra do Leite’ (a 108 da capital amazonense), João Batista sempre carrega a bandeira do município e ficou conhecido como João Vaca. O apelido, segundo o atleta, não é motivo para chacota, mas pelo contrário. Impõe respeito por se tratar de um animal de grande porte e por ser uma homenagem para a sua ‘terrinha’, declarou.

“O apelido surgiu por eu sempre estar com a bandeira de Autazes, que tem uma vaca como símbolo”, disse João, que no Jaguar Combat vai enfrentar um rival forte, o Kristhian Avatar, pela categoria 70 quilos, do card preliminar.

João Vaca conta que deixou Autazes e veio para Manaus há dois anos. Na capital do Amazonas, o lutador mora e trabalha na famosa academia MPBJJ, no bairro Alvorada, do mestre Márcio Pontes, que fez parte da história de um dos grandes ídolos do povo amazonense: José Aldo, do UFC.

“Um dos meus maiores sonhos é viver da luta, ser reconhecido nacionalmente e até internacionalmente. Sei que o Jaguar pode abrir portas importantes para mim nesse sentido”, analisou.

Para tentar ser o grande protagonista diante de Kristhian Avatar, João Vaca treina mais de seis horas por dia, sempre alternando três ou mais sparrings, e foca também na dieta. Assim, ele pretende aumentar seu cartel, que soma cinco lutas, sendo três vitórias e duas derrotas. Ele conquistou o AFN – Autazes Fight Night 2017, Mr. Cage Championship – Mr. Cage 26 e o Alfa Combat 4.