Flamengo aposta na juventude em estreia

Atual campeão estadual, Rubro-Negro enfrenta o Volta Redonda, hoje à noite, pelo primeiro duelo da temporada sem as peças-chaves da equipe. Jogadores da base ganharão chance

Rio de Janeiro – Ainda sem contar com os principais jogadores do elenco, o Flamengo vai começar o ano de 2018, agora com o técnico Paulo César Carpegiani, hoje, às 19h45 (de Manaus), quando os atuais campeões estaduais estrearão no Campeonato Carioca contra o Volta Redonda, no Estádio Raulino de Oliveira.

Os dois times estão no Grupo B do Carioca, ao lado de Bangu, Cabofriense, Nova Iguaçu e Vasco. Na outra chave estão Boavista, Botafogo, Fluminense, Macaé, Madureira e Portuguesa.

(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Como os jogadores do elenco principal do Flamengo acabaram de retornar de férias, já que disputaram a final da Copa Sul-Americana, no dia 13 de dezembro, Carpegiani vai mandar a campo uma equipe repleta de jovens das divisões de base. A maioria deles recebendo sua primeira oportunidade no time profissional.

O único jogador que não foi formado na base e vai atuar é o volante Jonas, que retornou de empréstimo ao Coritiba. Ele deve ser o capitão da jovem equipe. E a tendência é que o campeonato estadual seja utilizado para dar rodagem ao elenco mesmo depois que os principais atletas estiverem de volta.

Já o Volta Redonda promete ser um dos times mais perigosos do interior do Rio. A equipe manteve a base após a campanha em que chegou até a semifinal da Série C do Campeonato Brasileiro, em 2017, ficando perto do acesso.

Mas a maior preocupação do técnico Felipe Surian é o setor defensivo, já que o treinador perdeu três peças importantes. Os zagueiros Luan e Maílson e o lateral-esquerdo Cristiano deixaram o clube e serão substituídos por Bruno Costa, Daniel Felipe e Michel no time titular.

Grupo C

Ainda em processo de reorganização por conta de uma grave crise financeira, o Fluminense estreia no Carioca dois dias depois de perder oficialmente Gustavo Scarpa para o Palmeiras. Sob muita desconfiança da torcida, o time enfrenta o Boavista, hoje, às 14h30 (de Manaus), em Bacaxá, pela primeira rodada do Grupo C.

Os primeiros testes da temporada para a equipe do técnico Abel Braga foram na Florida Cup e não convenceram. Contra o holandês PSV, o time empatou, por 1 a 1. Na sequência, enfrentou o Barcelona de Guayaquil e acabou derrotado, por 3 a 1.

Antes do segundo jogo do torneio amistoso, uma parte dos jogadores retornou ao Rio de Janeiro para evitar um desgaste logo no início no Estadual. Gum, Gilberto, Renato Chaves, Marlon, Sornoza, Marcos Júnior e Henrique Dourado, utilizados no jogo contra o Barcelona, não estarão em campo.

Marcos Felipe, Mateus Norton, Diogo, Ibañez, Pablo Dyego e Jádson voltariam do Estados Unidos para o jogo, mas tiveram um atraso no voo e foram cortados de última hora. Com todos os desfalques, Abel vai ter que utilizar jogadores dos juniores para completar a escalação.