Flamengo derrota o Fluminense por 2 a 0 e se distancia na liderança

No Estádio Mané Garrincha, o líder isolado Rubro-Negro venceu, por 2 a 0, o Tricolor Carioca e ficou com cinco pontos de vantagem sobre o vice Sport-PE

Estadão Conteúdo

Brasília – A boa fase do Flamengo parece não ter fim. Ontem (7), o time rubro-negro venceu o clássico contra o Fluminense, por 2 a 0, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), e ampliou a vantagem na liderança do Brasileirão. O duelo foi válido pela 10ª rodada do torneio.

Com a vitória, a primeira em clássicos neste Brasileiro – havia empatado em 1 a 1 com o Vasco, em duelo da quinta rodada – o Flamengo chegou ao quarto triunfo consecutivo, foi aos 23 pontos e abriu cinco de distância em relação ao Sport, o segundo colocado. Perto dos líderes anteriormente, o Fluminense, por outro lado, amargou a sua segunda derrota consecutiva – perdeu o duelo anterior para o Paraná, em Curitiba – e caiu para a 10ª posição, com 14 pontos.

Após nove jogos sem marcar, centroavante Henrique Dourado abriu o placar do triunfo do Flamengo (Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo)

Os personagens da partida foram os centroavantes Henrique Dourado e Felipe Vizeu. O primeiro, criticado por boa parte da torcida, abriu o placar no primeiro tempo em cobrança de pênalti, a sua especialidade, e o segundo selou o triunfo na etapa final, após completar passe de Everton Ribeiro.

Lucas Paquetá e Vinicius Junior não foram decisivos como vinham sendo, mas infernizaram a defesa do rival com dribles e jogadas de efeito. O Fluminense, por sua vez, teve muitos problemas no ataque em razão das ausências dos titulares Marcos Junior e Pedro, lesionados.

O Flamengo comandou as ações no primeiro tempo, especialmente nos minutos iniciais, e fez valer a força de seu ataque. Diante de um Fluminense fechado, com três zagueiros e três volantes em campo, o Rubro-Negro soube explorar os pontos fracos da zaga tricolor.

Foi uma jogada pela lateral que originou o pênalti em Marlos Moreno. No lance, o atacante colombiano aproveitou o vacilo de Marlon para tomar a frente e ser derrubado pelo lateral-esquerdo dentro da área. Na cobrança, Henrique Dourado cobrou com a categoria para abrir o placar, aos 28 minutos.

Em desvantagem no placar, na etapa final, o Flu teve de deixar a postura cautelosa para se lançar ao ataque. Só que Felipe Vizeu, aos 33 minutos, ampliou e sacramentou a vitória do líder Flamengo.