Funcionamento de bancos e comércio não será alterado para jogos Olímpicos, em Manaus

Por Lílian Portela


Manaus – O funcionamento das casas lotéricas, bancos e comércio não será alterado em função dos jogos das Olimpíadas em Manaus, que começam nesta quinta-feira (4). No setor público, o expediente será  reduzido no Estado e integralmente no município.

A Prefeitura de Manaus decretou ponto facultativo em todas as suas unidades administrativas, ressalvadas as atividades essenciais, nos dias 4 (quinta-feira) e 9 de agosto (terça-feira), quando serão realizadas as disputas de futebol pela primeira fase dos Jogos Olímpicos, em Manaus.

Nos dias de jogos da Seleção Brasileira masculina e feminina de futebol, fora de Manaus, o expediente nas repartições municipais será encerrado às 12h.

O Governo do Amazonas divulgou, na edição do Diário Oficial do dia 26 de julho, o decreto que institui ponto facultativo, no âmbito da cidade de Manaus, nos dias 4 e 9 de agosto, a partir das 12h.

A exceção  é para os órgãos que estão envolvidos na operação dos Jogos Olímpicos, bem como para as unidades de saúde, que vão funcionar normalmente.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Raul Zaidan, o ponto facultativo nas repartições públicas vai ajudar a melhorar o trânsito e o transporte público nos dias de jogos, contribuindo para a segurança e organização do evento, pois as vias próximas à Arena da Amazônia estarão fechadas.

“As partidas iniciam a partir das 18h. Com a liberação ao meio-dia, haverá tempo suficiente para as pessoas que estão trabalhando nesse dia cheguem em casa”, disse.

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) informou que órgão irá funcionar, normalmente, das 8h às 14h nesta quinta-feira.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunicou que os bancos irão funcionar normalmente, das 9h às 15h. O presidente do Sindicato dos Revendedores Lotéricos do Estado do Amazonas (Sinrel), Samuel Azevedo, também confirmou que as casas lotéricas não terão o funcionamento alterado.

Comércio

Já o horário das lojas do Centro de Manaus também não sofrerá mudança. Os shoppings Ponta Negra, Millennium, Manauara e Amazonas Shopping funcionarão no horário habitual, das 10h às 22h.

A Arena da Amazônia terá, no dia 4 de agosto, às 18h, Suécia x Colômbia e, às 21h, Nigéria x Japão; dia 7 de agosto (domingo) às 18h, Suécia x Nigéria e às 21h, Colômbia x Japão, ambos pelo torneio masculino; dia 9 de agosto (terça-feira), às 18h, será a rodada do torneio feminino entre Colômbia x Estados Unidos e, às 21h, África do Sul x Brasil.