Seleção de Tite inicia a busca pelo hexa, nesta segunda

Granja Comary, no Rio de Janeiro, recebe, a partir de hoje, 20 dos 23 convocados para o período de preparação para a Copa do Mundo. Segunda fase dos treinos ocorre na Inglaterra

Agência Estado

Rio de Janeiro – A Seleção Brasileira inicia, nesta segunda-feira (21), um período de 27 dias de preparação até a estreia na Copa do Mundo da Rússia. Vinte jogadores do total dos 23 convocados por Tite são esperados na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), sendo que três só vão chegar amanhã.

As ausências certas são de Casemiro e Marcelo, do Real Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool. O trio disputará a final da Liga dos Campeões no sábado e por isso se apresenta apenas na próxima semana, já em Londres, quando o Brasil inicia sua ‘fase europeia’ de preparação.

Jogadores vão focar por completo nos treinos e palestras (Foto: Divulgação/CBF)

De acordo com a CBF, Marquinhos, Fred, Filipe Luís, Danilo, Paulinho, Gabriel Jesus, Ederson, Fágner, Neymar, Thiago Silva, Renato Augusto, Douglas Costa, Taison, Fernandinho, Willian e Geromel deverão chegar até as 13h (de Manaus), enquanto o goleiro Cássio se apresentará no período da noite. Alisson, Philippe Coutinho e Miranda, que atuaram por seus clubes na Europa, ontem, só vão chegar amanhã, até o início da tarde.

Será a primeira vez em quase dois anos à frente da Seleção que Tite terá um longo período para treinar o time. E ele vibra com essa possibilidade. “Vamos conseguir trabalhar alguns detalhes, virtudes e defeitos dos adversários”, ressaltou o treinador após anunciar os convocados na segunda-feira passada. “(A intenção é) usar esses atletas com o melhor nível técnico possível, estabelecendo algumas variações (táticas).”

Hoje e amanhã, os jogadores não vão trabalhar com bola. O grupo fará exames clínicos e será avaliado no novo centro de excelência, inaugurado, sexta-feira, pela CBF.

A intenção da comissão técnica é ter um diagnóstico preciso da condição física de cada jogador, já que eles chegam em condições variadas – os que jogam em clubes europeus estão terminando a temporada, enquanto que os que atuam no País não estão nem mesmo na metade dela.

A partir dos resultados dos testes, os preparadores físicos e fisiologistas do time vão programar treinos individualizados. A ideia é fazer com que o elenco tenha uma condição mais uniforme já para a estreia na Copa do Mundo, diante da Suíça, em 17 de junho.

A formação do time para o Mundial começará a ser esboçada na quarta-feira, quando Tite comandará suas duas primeiras atividades com bola em um dos gramados do CT, uma pela manhã e outra à tarde. Existe a expectativa de que o atacante Neymar consiga treinar com o grupo, ainda que com intensidade moderada.