Veja as companhias por trás dos grandes clubes do planeta

A General Motors dobrou o valor pago pela antiga patrocinadora do Manchester; a Rakuten desbancou a Qatar Airways no Barcelona; no Real Madrid, a Emirates paga 40 milhões de euros por ano

Manaus – No início do mês, a parceria entre Barcelona e a companhia japonesa Rakuten passou a vigorar, fruto de um negócio milionário. Na lista de clubes mais valiosos do mundo, divulgada pela revista Forbes, o Manchester United lidera a lista, valendo US$ 3,69 bilhões, seguido do Barcelona, que vale US$ 3,64 bilhões, e do Real Madrid, com R$ 3,58 bilhões.

Confira os detalhes de patrocínio entre estes clubes e grandes empresas globais:

Veja as companhias por trás dos grandes clubes
Companhias investem alto com patrocínio no futebol (Fotos: Reprodução/Twitter)

 

General Motors e Manchester United

Time mais valioso do mundo de acordo com a Forbes, o Manchester United tem na General Motors a sua maior fonte do lucro. A exposição frontal da marca Chevrolet na camisa rende ao clube, anualmente, 54,4 milhões de euros. Com este valor, a GM alcança o posto de segunda empresa do mundo que mais investe no futebol. No entanto, alguns veículos internacionais divergem sobre o valor, especulando que, a partir das variáveis impostas no contrato da companhia com o clube inglês, o valor poderia chegar a 71 milhões de euros. A Chevrolet é uma companhia automobilística fundada em 1911 e substituiu a seguradora AON como patrocinadora master do Manchester United em 2012, quando ofereceu ao clube o dobro do valor pago pela empresa anterior.

Rakuten e Barcelona

Tida como a grande novidade da temporada por apresentar o maior contrato fixo de patrocínio da temporada 2017/2018, a japonesa Rakuten desbancou a antiga patrocinadora do Barcelona (a Qatar Airways) com uma oferta de patrocínio de 55 milhões de euros por ano, quase 20 milhões superior ao valor pago pela companhia aérea. Outras grandes companhias, como Amazon e Alibaba, cujas especulações apontavam como candidatas a patrocinadores master, também foram deixadas para trás. “A Rakuten tem o perfil que estávamos buscando: claramente global e em sintonia com o nosso objetivo de nos tornarmos ainda mais populares em todo o mundo”, disse o vice-presidente do Barcelona, Manel Arroyo. A Rakuten é uma das principais empresas de internet do planeta, atua em 29 países e ficou conhecida por inventar o e-commerce no Japão. No Brasil, acaba de ganhar o prêmio BR Week de melhor plataforma do comércio eletrônico por conta de seu suporte para grandes operações de comércio eletrônico, assim como soluções para o pequeno e médio lojista.

Emirates e Real Madrid

Também patrocinadora do Milan, Arsenal e Paris Saint Germain, quando o assunto é futebol, a Emirates não poupa recursos. O contrato com Real Madrid é o maior entre os times patrocinados pela companhia aérea e atinge 40 milhões de euros por ano. Fundada em 1985 e com sede em Dubai, a Emirates foi escolhida pelo quarto ano consecutivo a melhor empresa do segmento no mundo, segundo eleição promovida pela Skytrax. O patrocínio esportivo é o pilar mais importante da comunicação da Emirates. A empresa foi parceira da Fifa de 2006 a 2014, dá nome ao estádio do Arsenal, patrocinou dois dos eventos de tênis mais importantes do planeta (US Open e Roland Garros) e mais de 20 torneios de golfe pelo mundo, além de ter fechado contrato para as Copas do Mundo de Rugby de 2015 e 2019.