Vôlei: Brasil vence a Holanda por 3 sets a 1, na Arena Amadeu Teixeira

A série de três amistosos contra a seleção da Holanda faz parte da preparação da seleção para o Mundial, que começa no dia 9 de setembro. A Seleção estreia no dia 12 de setembro, contra o Egito

Natasha Pinto

Manaus – Em calor quase insuportável na Arena Amadeu Teixeira, os 5.300 torcedores que foram ao ginásio presenciaram, na noite desta segunda-feira (20), uma vitória de virada da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei sobre a Holanda, por 3 sets a 1, com as parciais de 23/25, 25/17, 25/23, 25/19. A próxima partida do Brasil será nesta quarta-feira (22), em Belém-PA. O maior pontuador da partida foi o oposto Wallace com 14 pontos, seguido de Lucão com 13 e Maurício Souza com 12.

Brasil vence a Holanda por 3 sets a 1, na Arena Amadeu Teixeira (Foto: Jimmy Geber)

A série de três amistosos contra a seleção da Holanda faz parte da preparação da seleção para o Mundial, que começa no dia 9 de setembro. A Seleção estreia no dia 12 de setembro, contra o Egito.

Para o técnico Renan Dal Zotto, a partida foi bastante equilibrada, com uma Holanda bastante consistente em sua defesa e a equipe brasileira não conseguindo aproveitar os contra-ataques. “Nós sofremos bastantes, tivemos muitas chances em contra-ataques que não soubemos aproveitar. Mas gostei muito da postura da equipe que saiu atrás do placar e conseguiu virar o jogo. É bem difícil jogar nesta situação. Ainda precisamos melhorar em muitos aspectos e, pode ter certeza, que o próximo jogo será mais disputado ainda”, comentou o treinador.

O jogo

Diferente do último jogo em Brasília-DF, a partida começou equilibrada, mas a Holanda conseguiu se adaptar melhor ao jogo e abriu três pontos de vantagem, com o placar de 10 a 7. Entretanto, o Brasil consegue a reação com a boa sequência no saque do central Lucão, e empatou a partida em 14 a 14. A equipe brasileira ainda conseguiu abrir vantagem de três pontos, mas sofreu com o forte bloqueio holandês e levou a virada na reta final, perdendo o primeiro set por 25 a 23.

No segundo set, a Seleção Brasileira mostrou superioridade e mandou no jogo, chegando a abrir a oito pontos de vantagem do adversário. A equipe administrou bem a vantagem e fechou o set com a parcial de 25 a 17.

No terceiro set, o Brasil até começou na frente com o ponteiro Lucas Loh, mas a Holanda, sob comando de WanGarderen, conseguiu abrir vantagem de cinco pontos. A Seleção tentou a reação de qualquer maneira, Bruninho chegou a defender a bola com os pés para delírio da torcida presente e o oposto Wallace completou para guardar o ponto e agitar a torcida. O Brasil conseguiu a virada com ótima sequência de saque de Wallace e bloqueios do Lucão, fazendo 16 a 15. Lucão apareceu, mais uma vez, com o ponto de saque e guiou a Seleção até a vitória, por 25 a 23.

No quarto set, um jogo parelho, disputado ponto a ponto. A Holanda não deixava o Brasil passar no placar, mas acabou cedendo o empate com mais um ponto de saque do Lucão. A virada veio com Kadu acertando uma diagonal longa. Embalado, o Brasil só ampliou o placar e não deixou a equipe europeia entrar no jogo e fechou o set em 25 a 19. Vitória do Brasil e festa da torcida, na Arena Amadeu Teixeira.